segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ROBOCOP (2014)


Depois que a nova onda de remakes tomou conta de Hollywood, vimos grandes clássicos da décadas de 80 e 90 ganhando novas roupagens completamente desnecessárias (como é o caso de "Karate Kid" e "O Vingador do Futuro"). Agora foi a vez de um dos maiores clássicos do cinema: Robocop. Só que desta vez a direção ficou a cargo do brasileiro José Padilha (que não preciso comentar a sua fama com os dois "Tropa de Elite"). Só que segundo ele, o cargo foi conquistado devido sua insistência, já que ele iria inicialmente dirigir mais uma adaptação de "Hércules" para a MGM.


Semelhante a alguns diretores atuais como Steven Spielberg, Christopher Nolan, Woody Allen dentre outros, Padilha chega na terra do Tio Sam com a sua marca registrada: a critica a sociedade atual. No principio da película, vemos um Samuel L. Jackson apresentando um jornal sensacionalista (nem preciso mencionar a inspiração), onde mostrava o conflito entre cidadães e maquinas no Teerã. Logo após o término dela, é então que o novo "Robocop" começa. Então somos apresentados ao policial Alex Murphy (Joel Kinnaman, de "A Hora da Escuridão) que com o seu parceiro Jack (Michael K. Williams, de "12 Anos de Escravidão) investigam um esquema de melícias entre traficantes de armas e policiais. Mas algo sai errado e a identidade de ambos é vazada, fazendo com que Murphy se torne vitima de um atentado na porta de sua casa. Apesar dele ter 80% do corpo destruído, ele sobrevive, mas acaba se tornando cobaia do experimento do Dr. Dennett Norton (Gary Oldman, de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge"), que tenta mesclar uma maquina com um ser humano, para a empresa do bilionário Raymond Sellars (Michael Keaton, o Bruce Wayne de Tim Burton em "Batman"). Mas logo que Murphy acorda e se vê naquele novo corpo, ele tenta lutar pelo que realmente lhe importa.


Ao longo da película, nós nos sentimos vendo mais um capitulo de "Tropa de Elite", ou até mesmo uma sequencia do recente "Elysium", já que as semelhanças entre estes filmes são imensas. Mas não só pelo enredo critico, mas sim pelo desenvolvimento de seus personagens, desde o protagonista ao vilão. Temos um Kinnaman caricato lutando contra um Keaton que luta pelos mesmos ideias que ele, porém com métodos opostos. Só que eu achei que um dos pontos altos do longa se da pelo peso do trio composto pelo primeiro, Oldman e Jackson. Cada um representa um ideal dentro da sociedade (empresário inescrupuloso, o cientista humanitário e o jornalista sensacionalista), pelos quais eles querem convencer que suas atitudes são as mais corretas perante Murphy. Nisso Padilha foi completamente competente.

Em relação ao original, devo dizer que a crítica social neste esta bem mais trabalhada. Já na questão da narrativa e cenas de ação ainda fico com a original. O novo "Robocop" é mais um claro exemplo que o Brasil ainda comandará muitos blockbusters no futuro.

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário