quarta-feira, 10 de agosto de 2016

HQ - Esquadrão Suicida


Ficha Técnica:

Nome Traduzido: Esquadrão Suicida
Nome Original: Suicide Squad
Editora: DC Comics
Ano de lançamento: 2011
Edições: 32
Status: Terminada

Resenha:

Como a própria HQ diz: "Esquadrão Suicida: Um time de super vilões encrencados, sancionados pelo governo, que são capazes de reduzir seu tempo de pena participando de missões secretas mortais. Como mante-los na linha? Nano-bombas implantadas em seus pescoços." (Eu não poderia fazer melhor apresentação resumindo o que eles são). Antes de tudo, esta resenha é baseada na versão 4 do esquadrão, ou seja, Os novos 52. (Os Novos 52 foi o nome dado a série de HQ em que zerariam todos os números e recomeçaram a escrever as histórias de seus personagens).


A vilã dos vilões.

Desta vez a equipe é formada pelo Pistoleiro, Arlequina, El Diablo, Aranha Negra, Tubarão Rei, Voltaico e claro, são comandados por Amanda Waller, um mulher forte, capaz de tudo e uma poderosa figura política no universo DC que criou a "Força Tarefa X" (um nome bonitinho para Esquadrão Suicida). Logo nas primeiras páginas temos a equipe sendo torturados após uma emboscada logo na primeira missão, após um dos vilões contar tudo que sabe, (e morrer, obvio) a equipe vai para sua missão de batizado: Conter 60.000 pessoas infectadas por um nano-vírus dentro de um estádio.

Durante as primeiras revistas já vemos algumas características de como será o enredo ao longo desta HQ: Sangue, muita ação, missões malucas, intrigas internas pela liderança do grupo, muita sensualidade, muitas piadas e situação engraçadas e um sentimento em comum em todos os membros do Esquadão, a vontade de matar A. Waller.
 Fica nítido o quão descartáveis são os vilões, a cada 2 revistas alguém morrer e colocam outro no lugar, com isso sempre vemos mortes e outros vilões (que ninguém conhece).



"Briga de marido e mulher, ninguém mete a colher".
Outro ponto positivo da história é o fato do esquadrão fazerem suas missões com o objetivo de não serem notados, ou pelo menos, tentam. Sempre tem uma missão principal e uma sub-missão específica para algum membro do grupo, geralmente é para o pistoleiro, logo vemos que ele é o participante que realmente sabe o que está fazendo (sendo fantoche da Amanda, fazendo o trabalho sujo em prol do governo). Ao longo das HQs vemos quem é o grande vilão: A própria Amanda Waller, chegando a reviver membros mortos do esquadrão para fazer novas missões. Conforme a história vai ocorrendo dependendo do diálogo ou  da situação sempre há um lembrete "Leia SS#04, Leia SS#06", até mesmo tendo referencias a outras histórias da própria DC, quando o Sr. C aparece fazendo uma participação especial.

Esquadrão Suicida é gostoso de se ler, os personagens escritos por Adam Glass (das séries Supernatual, Cold Case e Criminal Minds, nas HQs ele já fez Coringa: Morte em Família, Luke Cage, Demolidor e Deadpool) e desenhado por Federico Dallocchio (já fez e faz muitos trabalhos com a DC Comics) vão se desenvolvendo criando histórias secundárias ao longo da trama (só a Arlequina tem 2 HQs só para contar sua nova origem).

Por fim, esta HQ tem seu público alvo para jovens, porém é bem escrita entregando diversão com um clima de espionagem e humor sem fazer o leitor de bobo, as vezes os desenhos parecem ser mal feitos, porém nada que não de para relevar.

Autor: Bruno Moncayo
(Se quiser ler mais resenhas de HQ, conheça o Blog Resenha Nerd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário