sábado, 13 de agosto de 2016

A PROPOSTA


Lançado em 2009, a comédia romântica "A Proposta" serviu como uma verdadeira catapulta para as carreiras de Ryan Reynolds e Sandra Bullock (que vinha a ganhar o Oscar no ano seguinte com "Um Sonho Possível"). Tirando o enorme sucesso de bilheteria mundial que o longa fez, a atriz ainda conseguiu uma indicação ao Globo de Ouro como melhor atriz em comédia ou musical, mas acabou perdendo para Meryl Streep em "Julie e Julia". Aqui ela vive a poderosa editora chefe, Margarett Tate, que é conhecida por todos de sua companhia pelo fato de ser uma mulher fria, inescrupulosa, anti-social e rigorosa. Seu secretário Andrew vive obedecendo todas as suas ordens diariamente, pois ele acredita que um dia ela irá publicar algum livro seu. Só que devido ao fato de ela ter burlado uma lei de extradição para trabalhar nos Eua, ela é intimada pela justiça para ser deportada para seu país de origem, Canadá. Porém eles não realizam o procedimento com pessoas casadas, então ela acaba forjando de imediato um noivado com o próprio Andrew. Só que ela não imaginava que teria de passar alguns dias em Sitka, no Alaska, para conhecer a família deste. 


Apesar do roteiro de Peter Chiarelli ("Truque de Mestre 2") conter alguns arcos clichês durante seu enredo, ele apresenta dois personagens que acabam roubando a cena em alguns breves momentos. E são eles a avó de Andrew (Betty White) e o super funcionário de Stika, Ramone (Oscar Nuñez, de "Os 33"). Fora que a ótima química de entre Bullock e Reynolds é outro ponto forte, pois eles acabam salvando aquela sensação besta de que vai rolar arco clichê (sendo que em alguns momentos, rimos só das expressões deles juntos). Ao invés disso rolam diversas piadas que foram claramente improvisadas pela dupla e arcos diferentes das outras comédias românticas (como a sequencia do nu acidental). Nisso tudo a competente direção de Anne Fletcher (que depois deste, fez mais nada que realmente prestasse), conseguiu saber dosar bem os momentos dramáticos, românticos e cômicos apresentados nos arcos. 


"A Proposta" é um ótimo exemplo de que comédias românticas ainda possuem salvação no cinema, e de que quando são escalados atores competentes para a função, até mesmo um enredo que parece soar clichê fica bastante interessante. RECOMENDO!

Nota: 8,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário