sexta-feira, 1 de julho de 2016

PROCURANDO DORY


Me lembro como se fosse ontem, eu indo assistir meu primeiro filme no cinema com o meu Pai. Foi nessa mesma época do ano, em 2003, e no cinema onde fomos estava passando somente dois filmes: o primeiro "Hulk" de Ang Lee e "Procurando Nemo". Como naquele tempo a censura existia pra ser respeitada, o segundo se tornou o primeiro filme de muitos com ele nas telonas. Fiquei impressionado com o enredo envolvendo os peixe-palhaço Marlin e Nemo, onde quando este acaba sendo capturado por humanos, o outro sai em uma enorme busca de seu filho. Porém no caminho ele acaba esbarrando com a peixe esquecida Dory. Ela literalmente acabou roubando a cena na animação e a própria personagem se tornou mais famosa que a dupla de Pai e Filho. 13 anos depois a Pixar lançou "Procurando Dory", que é a sequencia onde ela vira a protagonista. Ao contrário do fiasco que "Carros 2" foi (onde colocaram o guincho Mate como protagonista, e não acabou dando certo e a animação foi uma das mais fracas da história do estúdio). Por sorte, consegui assistir nas telonas na versão Legendada, onde se tornou minha primeira animação assistida nesta condição (porém foi em 2D). Confesso que foi bacana ouvir a voz da Ellen DeGeneres (que foi uma das melhores apresentadoras da história da cerimonia do Oscar, e cravou o termo e a condição da foto "Selfie" na mesma) dublando a protagonista. 


O enredo começa quando Dory era uma criança, e como ela possui um problema de esquecimento momentâneo, se perde de seus pais de uma forma repentina. Então ela começa a vagar pelo oceano na busca deles, até que ela se esquece do que estava fazendo ao esbarrar com Marlin na busca de seu filho Nemo (ai o gancho com o primeiro). Logo a história já pula pra um ano depois do ocorrido abordado no primeiro filme, onde vemos ela vivendo com Marlin e Nemo. Só que ao sofrer um acidente, durante uma das excursões com as aulas de Nemo, ela repentinamente começa a relembrar de seus pais e suas memórias começam a serem reativadas aos poucos. O que a faz sair em busca de seus pais novamente.


O roteiro da dupla Andrew Stanton (que também assina a direção com Angus MacLane) e Victoria Strouse, consegue exercer uma narrativa bem no estilo da sequencia de maior sucesso da Pixar, "Toy Story 2". A narrativa central, me lembrou em muitos momentos o estilo da aventura vivida pelos brinquedos naquele longa. Aqui temos diversos personagens novos sendo apresentados, onde todos possuem seus momentos de destaque, como o Polvo Bailey, os leões marinhos Fluke e Rudder. Só que o coadjuvante que roubou a cena foi a baleia branca Destiny, que é basicamente uma "Dory Cega". Outra coisa que foi bacana mostrada no enredo, foi apresentar pra garotada que existe um "Hospital para Animais Aquáticos", onde eles são tirados do oceano para serem cuidados, apresentados ao público e colocados de volta no seu habitat natural. Onde vemos uma breve narração em off da própria Sigourney Weaver, que é a anfitriã do local. 

Como eu não vi a versão 3D, não posso falar se ele realmente vale o ingresso mais caro. Mas eu posso sem dúvidas recomendar a versão legendada, pois ela foi tão bem feita que diverte e muito mais os cinéfilos que gostam de ouvir as vozes originais com Ellen DeGeneres, Albert Brooks, Diane Keaton, Eugene Levy, Idris Elba e da própria Sigourney Weaver.

"Procurando Dory", é uma animação que pode se destacar em níveis de qualidade como uma das mais divertidas da Pixar (junto de "Toy Story 2"). Pras férias é uma ótima e divertida pedida, pra se ver nas telas do cinema. RECOMENDO!

Obs: Tem uma cena pós créditos, que poderá ligar com o possível próximo filme.

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário