terça-feira, 19 de julho de 2016

CAÇA-FANTASMAS

cacafantasmas3_8

Digamos que este é o lançamento mais polemico que houve na história do cinema. Não porque teve alguma tragédia no decorrer das filmagens ou algo do tipo, mas sim porque ocorreu um extremo descaso com a produção da película logo que foi anunciado a escalação das atrizes Kristen Wiig ("Perdido em Marte"), Melissa McCarthy ('Missão Madrinha de Casamento"), Kate McKinnon ("ted 2") e Leslie Jones ("Descompensada"), ao invés de um elenco masculino ou até mesmo com os antigos "Caça-Fantasmas" (tirando Harold Ramis, que faleceu em 2014). No "YouTube" o péssimo primeiro trailer foi um dos videos que tiveram mais deslikes na história do canal (perdendo pra um clipe do Justin Bieber), com quase 1.000.000 de votos dos usuários. Então rolou a primeira exibição pra imprensa do filme e surpreendentemente o novo "Caça Fantasmas" foi elogiado pelos críticos de cinema do mundo todo. Porém no site IMDB, os haters continuaram passando seu ódio pelo filme para o site, e mesmo nem fazendo parte do seleto grupo que tinham visto o filme (isso mesmo) deveram notas baixas pro longa mesmo assim! Tretas a parte, vi o longa na noite de ontem e devo assumir que ele realmente não só vale o ingresso como também é o longa das férias, mesmo tendo alguns deslizes.


Logo no inicio vemos um museu que sofre com o surgimento de um fantasma, onde logo corta pra universidade onde trabalham a professora de física, Erin Gilbert (Wiig), sua eterna melhor amiga e cientista, Abby Hates (McCarthy), que tem como auxiliar a recém formada em engenharia, Jillian (McKinnon). Só que ao conseguirem comprovar a teoria delas indo até o museu citado e visualizar a presença de um fantasma, as mesmas acabam decidindo por conta própria virarem experts no assunto. Então elas alugam um apartamento, contratam um secretário bobão (Chris Hemsworth, o Thor), e começam a desenvolver seu trabalho. Sendo que o primeiro que surge é um fantasma no metro, onde elas acabam contratando a funcionaria do local (Jones) para se juntar a equipe. 


É basicamente esta premissa inicial que envolta o novo "Caça-Fantasmas". Porém o roteiro de Katie Dippold e Paul Feig (que também assina a direção), peca no quesito de deixar a última presa numa característica estereotipa, onde ela tem que ser justamente a negra que tem uma profissão rebaixada das outras e sempre é a que faz as piadas mais clichês (tapas, gritos e frases forçadas). Porque ela não foi uma cientista ou engenheira também? Porém o roteiro compensa a participação dela no momento em que ela não é pega pelo público num show de rock, ao invés da amiga loira e caucasiana que é pega. Ela solta o seguinte dialogo "Vocês não me pegaram porque eu sou mulher ou negra?". Indiretamente essa piada funciona de forma ambígua em relação ao que ocorre com o longa e até mesmo com a própria atriz. 


Preconceitos a parte, o roteiro ainda consegue exercer uma verdadeira homenagem ao original. Porque ele deixou o mesmo intacto, não mudando nada e contando outra história (sendo que até mesmo a origem de algumas coisas foi modificada) com a essência do filme de 1984. Claro temos algumas breves "scare jumps" (isso mesmo!) e  participações especiais do elenco original (tirando Rick Moranis, que não topou voltar), onde todos eles acabam roubando a cena quando aparecem. Mas quem rouba a cena mesmo é Hemsworth, pois seu personagem é a verdadeira comicidade do longa e sua química com as quatro é excelente. O mesmo pode se dizer da "novata" McKinnon, que não vou me surpreender se ela aparecer em outros longas do gênero nos próximos anos. Porém McCarthy teve seu pior papel no cinema em anos, pois sua Abby ta tão apagada que até a própria atriz esbanja isso em tela. Aqui a verdeira estrela do longa acabou sendo mesmo Kristen Wiig, que só não tem um dos personagens mais divertidos e engraçados da trama, como também é uma excelente atriz (quem viu "Perdido em Marte" sabe do que to falando).

Quanto aos efeitos visuais, eles são todos bem executados e são colocados no momento certo. Então não espere algo aleatório em CGI durante a narrativa. Sendo que o destaque mesmo vai pra batalha final, onde ela foi muito bem executada e realizada visualmente (valendo até mesmo o ingresso 3D). Porém no resultado final vemos que o novo "Caça-Fantasmas" é uma boa comédia, onde não sentimos as duas horas de duração passarem. Porém não esperem nada mais concreto que isso, mas sim fiquem até os finais do créditos, pois tem um gancho pra próxima continuação. 

Nota: 7,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário