domingo, 26 de junho de 2016

PULP FICTION: TEMPOS DE VIOLÊNCIA


Ainda me lembro como se fosse ontem, a primeira vez na qual assisti ao clássico "Pulp Fiction". Foi tecnicamente um amor a segunda vista pelo diretor Quentin Tarantino, pois alguns meses antes havia assistido a "Bastardos Inglórios" nos cinemas e não conseguia achar aquele em DVD para assistir (pois naquele tempo onde não havia Netflix, nem downloads mais acessíveis...). Ao finalmente achar o mesmo em uma "Lojas Americanas" da vida, comprei e lembro que assisti ao mesmo duas vezes seguidas! Meu Deus! Que filme foda! Direção, roteiro, atuações, tudo bem realizado e principalmente: original. Aqui temos um longa que não só ajudou a alavancar as carreiras de John Travolta e Bruce Willis, como também revelou Uma Thurman, Samuel L. Jackson e claro o próprio Tarantino, onde no Festival de Cannes ganhou a Palma de Ouro em 1994, e no ano seguinte lhe rendeu seu primeiro Oscar de roteiro original (onde em 2013 veio o segundo, com "Django Livre"). Então na manhã de hoje, tive o prazer de revê-lo nas cinemas, graças ao quadro de reprises de clássicos do Cinemark. Emoção única!


A história do longa é bem doida, e é daquelas onde temos vários arcos que vão se interligando conforme a narração ai rolando. No total temos quatro, em que envolvem um casal de bandidos (Tim Roth e Amanda Plummer) em um restaurante, dois assassinos de aluguel (Travolta e Jackson), onde um deles acaba saindo com a esposa (Thurman) de seu chefe a pedido do mesmo pra distrai-la, e um boxeador (Willis) que tenta passa a perna em um Mafioso em um esquema de propina. 


Falando o enredo assim soa bastante batido num primeiro momento, porém a capacidade de Tarantino em compor estes atos possui vários quesitos. Dentre eles o fato de que todos eles são retratados de forma humana ao mesmo tempo que satírica, pois existem personagens que são burros para coisas básicas, mas inteligentes para outras mais complexas. Um claro exemplo é o personagem de Travolta, que faz uma porrada de merda na maior parte do filme, mas consegue identificar todas as referencias em um restaurante com temática clássica. Destacando que aqui ele e Willis possuem os dois arcos mais divertidos da película, sendo que o arco do deste me lembrou até um pouco o game GTA, em alguns breves momentos. E principalmente o fato da sequencia de dança entre o primeiro e Uma Thurman, que se tornou uma das melhores sequencias do cinema!

"Pulp Fiction - Tempos de Violência" é uma obra prima do cinema, que é indispensável para quem ama, adora e vive cinema! Que venham mais filmes neste estilo!

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário