quarta-feira, 1 de junho de 2016

O JOGO DO DINHEIRO


Jodie Foster é há anos um dos nomes mais respeitados do cinema, pois além da excelente filmografia, ela foi a atriz mais jovem a receber uma indicação ao Oscar (em 1977 com "Taxi Driver"), mas posteriormente faturou dois com "A Acusada" e "Silêncio dos Inocentes". Mas infelizmente ela acabou caindo no ostracismo de Hollywood de vez, depois do fracasso do mediano "Elysium" (onde ela foi vilã do brazuka, Wagner Moura). Só que ela revelou em uma entrevista que focaria a partir de agora em uma carreira como diretora, e depois de ter rodado há uns cinco anos o interessante "Um Novo Despertar"(que foi mais para impulsionar a carreira dramática do amigo, Mel Gibson), ela lançou agora o suspense "Jogo do Dinheiro", com George Clooney e Julia Roberts (que já trabalharam juntos em "Onze Homens e Um Segredo", "Doze Homens e mais um Segredo" e "Confissões de uma Mente Perigosa" (onde o primeiro que dirigiu)). 


Eles vivem Lee Gates, que apresenta um programa de televisão sobre bolsa de valores chamado "Money Monster" (ou "Jogo do Dinheiro", em tradução nacional), e Patty Finn a produtora do mesmo. O mesmo faz muito sucesso no mundo dos investidores e é conhecido pelas constantes brincadeiras que Lee realiza, onde o principal intuito é vender as ações dos seus principais anunciantes. Até que durante uma de suas transmissões, ele é pego de surpresa pelo jovem Kyle (Jack O'Connell, de "Invencível"), que lhe aponta uma arma e lhe manda vestir um colete com explosivos e alega que um de seus palpites financeiros anunciados no programa, o fez declarar falência. Sem outros meios de reação, vemos um extremo jogo intrigante entre Lee, Patty e Kyle, dentro do estúdio do programa. Só que detalhe: caso a transmissão do programa seja interrompida, ele matará Lee. 


Foster conseguiu realizar um suspense que chega a nos prender completamente, onde seu brilhantismo na direção me fez lembrar bastante os suspenses realizados por Alfred Hitcock (na questão dos diálogos serem a chave pro suspense), onde outro ponto forte é a escalação do jovem Jack O'Connell. Guardem esse nome, pois ele ta começando agora e já fez uma puta atuação aqui e em certo ponto da película nos faz questionar se ele é mesmo o verdadeiro vilão de tudo (não duvido que daqui há alguns anos seja indicado ao Oscar). Seu entrosamento em cena com Clooney é outro ponto forte, pois vemos que eles transpões diálogos e momentos que realmente são conviventes para as situações apresentadas em tela, embora este esteja mais uma vez realizando um estereotipo de seu perfil na vida real (o cara brincalhão, mulherengo e ligeiro). Já Roberts faz o que o seu papel permite, que é aparecer de forma homeopáticas para tentar amenizar a situação.

"Jogo do Dinheiro" é um longa metragem de suspense, pelo qual faz falta cada vez mais no cinema e que quando tentam realizar algo no mesmo estilo, acaba tendo uma péssima produção (vide alguns filmes B, apresentados nos canais de TV Space, ou que estão até mesmo na Netflix). Para o renascimento da carreira de Jodie Foster, este sem duvidas é um ótimo recomeço! RECOMENDO!

Nota:10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário