terça-feira, 31 de janeiro de 2017

MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR


Há alguns meses este longa vinha sido cotado a diversas indicações no Oscar, principalmente nas categorias de Filme e direção. Ao vencer o Globo de Ouro, como melhor longa dramático, esta previsão já se tornou certeira e ele acabou figurando dentre os oito deste ano. Só que "Moonlight: Sob a Luz do Luar" está um pouco mais acima de "Estrelas Além do Tempo", quando se trata em abordar o preconceito nos Eua. 



Aqui acompanhamos a história do tímido garoto Chiron, onde desde criança sofreu com o preconceito de ser negro, e na transição da vida de adolescente para a adulta se descobre homossexual. Aqui ele foi interpretado pelos atores Alex R. Hibbert (com nove anos), Ashton Sanders (com 16) e Trevante Rhodes (com 26). Não, não se trata de outra produção no estilo de "Boywood", mas sim uma com três "esquetes" que mostram cada faze da autodescoberta de Chiron, onde os três atores que o interpretam estão realmente ótimos. Porém que acaba roubando a cena, é Mahershala Ali (da série "Luke Cage"), onde vive o conselheiro do garoto e lhe passa segurança durante a infância, e que acaba conquistando o carinho do espectador, mesmo aparecendo pouco. Sem duvidas, que esta atuação vai lhe render o Oscar de melhor ator coadjuvante. O mesmo se pode dizer de Naomi Harris ("007 Contra Spectre"), que vive a mãe biológica, e drogada de Chiron (porém nos faz sentir ódio dela). Ela tem uns dois momentos cruciais no longa, onde pensamos seriamente se ela não vai roubar o Oscar da Viola Davis (por "Fances").

Resultado de imagem para moonlight movie pictures

A direção de Barry Jenkins foi extremamente competente, onde ele não apela muito na abordagem do homossexualismo do personagem a ponto de deixar o espectador muito incomodado. Ele também soube trabalhar o psicológico do seu protagonista com relação a nós, pois sentimos junto com ele toda a amargura, tristeza e medo que ele aparenta em cena. Ele apelou também pela fotografia com excessos nas cores azul e vermelho, que enaltecem mais o assunto do longa.

"Moonlight: Sob a Luz do Luar" é uma produção que foi feita pra estar mesmo no Oscar, e com toda certeza deve ser assistida por diversas pessoas que curtem o estilo de produção.

Indicações ao Oscar: Filme, Direção - Barry Jenkins, Ator Coadjuvante - Mahershala Ali, Atriz Coadjuvante - Noami Harris, Roteiro Adaptado, Fotografia, Edição e Trilha Sonora. 

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário