terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A QUALQUER CUSTO

A Qualquer Custo : Poster

Quando me deparei com a indicação deste longa no Globo de Ouro deste ano, nas categorias de Filme Dramático e Roteiro, fui ler a respeito da produção e ver o seu trailer. Ao me deparar com o conteúdo, logo pensei: "Puta que pariu! Indicaram um longa de "Domingo Maior" na principal categoria e não colocaram "Silêncio" de Martin Scorsese no lugar!". Ao começar a assistir este longa, o principio é bem remetente aos mencionados, só que depois dos 20 minutos iniciais, vemos que a trama possui sua originalidade e acaba sendo almo muito mais aquém, do que eu pensava (ai que entra o erro grotesco da equipe que editou o trailer).

Resultado de imagem para hell or high water

A história mostra os irmãos Tanner (Ben Foster, de "Inferno") e Toby (Chris Pine, de "Star Trek"), que para pagar as dividas do rancho, começam a furtar diversos bancos na região. É quando são escalados a dupla de xerifes Marcus (Jeff Bridges, de "Coração Louco") e Alberto (Gil Birmingham, de "Crepúsculo"), para tentar detê-los dentre o possível.

A direção de David Mackenzie começa a fugir do padrão ai, pois ela começa a igualar a relação dos dois irmãos com a dos dois policias, na questão do afetivo. É quando abre espaço para as personalidades maniaca de Foster (que vamos e venhamos, ele já faz esse papel há uns 10 anos no cinema), um Pine que deixa claro seus sentimentos mediante dos seus atos (vide a sequencia do último assalto, onde TALVEZ possa lhe render uma Indicação ao Oscar (pode ser uma das surpresas)), um Bridges bem no estilo sarrudo e sabichão (que lembra muito a atuação dele em "Bravura Indômita") e um Birmingham pra ser o "contraponto" da zoeira daquele. 

Imagem relacionada

Porém o que o roteiro de Taylor Sheridan faz no segundo ato da película, é deixar claro que Tanner e Toby não são os verdadeiros bandidos da trama, e que eles estão na verdade lutando contra algo muito maior e difícil de ser vencido (não vou falar, pra não estragar a surpresa). Fora que seu enredo ainda realiza diversas homenagens a longas do estilo faroeste, que nos 70/80 lotavam as salas de cinema. A mesma fica por conta não só do cenário (que remete muito a um faroeste), como também pela fotografia bronzeada (onde grande parte daqueles possuía).

"A Qualquer Custo" no final das contas acaba sendo uma ótima homenagem ao gênero faroeste, porém o bafafá em cima da produção e suas indicação ao Globo de Ouro não foram pra tanto. O mesmo se diz para as indicações que ele recebeu nesta manhã para o Oscar (incluindo de melhor filme).

Indicações ao Oscar: Filme, Edição, Ator Coadjuvante - Jeff Bridges e Roteiro Original.

Nota: 7,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário