terça-feira, 3 de janeiro de 2017

ANIMAIS NOTURNOS

Resultado de imagem para animais noturnos, filme, poster

Tom Ford é mais conhecido por ser um famoso estilista e fabricante de um dos perfumes mais caros do mundo. Em 2009 ele escreveu e dirigiu seu primeiro longa, "Direito de Amar", que fez sucesso com o publico e a critica, mas somente agora ele lançou o seu segundo, pelo qual é inspirado no livro de Austin Wright, "Animais Noturnos". Pra se ver tamanha "polemica" que ele resolveu criar, logo após o logo dos estúdios Universal Pictures sair de cena, nos deparamos com uma abertura que praticamente resume a sensação que a personagem de Amy Adams causa ao longo da película: náuseas (e para alguns consegue ser mais assustador que muitos filmes de terror). 

Resultado de imagem para animais noturnos, filme

Ela vive Susan, uma focada empresária artística, que vive uma crise com seu novo parceiro, Hutton (Armie Hammer, de "O Agente da Uncle"). Um dia ela recebe uma encomenda e vê que é o livro escrito pelo seu primeiro marido, batizado de "Animais Noturnos", e que foi dedicado para ela. Ao começar a acompanhar a trama, Susan começa a questionar a sua vida, suas atitudes no passado e se tudo o que está ocorrendo faz realmente sentido. É ai que a narrativa de Ford começa a pecar, pois ele acaba domando duas histórias simultâneas que se intercalam com esta citada (onde volta para o passado em alguns momentos) e a trama do próprio livro que ela lê. Só que ele acabou deixando a narrativa desta muito mais interessante do que a que aborda a vida de Susan (que somente começa a andar na metade do longa). Por sorte roteiro e direção de Ford, aposta claramente em trabalhar nestes arcos a "mente do espectador" para as reviravoltas que irão ocorrer na trama (com um desfecho, que com certeza, entrara para minha lista de favoritos do cinema). Onde as pastilhas escuras escolhidas para a fotografia, remetem ainda mais a sensação de suspense que o longa está transpondo para o público.

Resultado de imagem para animais noturnos, filme

Já no quesito de atuações, Adams se saiu bem no papel, porém era um caractere que por conta desta narrativa acabou ficando um pouco "apagado" na trama. A cada momento em que ela interrompe a leitura do livro, nos perguntamos o que ela está pensando e o que ela fez a ficar daquele jeito. Jake Gyllenhaal encarna o protagonista masculino, que quebrando paradigmas do gênero é alguém comum, humano e com medo de tomar sérias atitudes. Mas os verdadeiros nomes do elenco são Michael Shannon, que vive um misterioso policial que não tem nada a perder, e Aaron Taylor-Johnson (que provavelmente vai ser indicado ao Oscar) que possui uma atuação que chega a dar medo em sua primeira sequencia (que foi uma das melhores do longa) com seu estilo genocida e maniaco.

"Animais Noturnos" é um longa que está sendo vendido como um suspense de Oscar (que já foi indicado para três categorias no Globo de Ouro de Filme Dramático, Direção e Ator Coadjuvante - Aaron Taylor-Johnson), mas ao invés disso é um ótimo longa para se ver e debater e muito logo após seu término. 

Nota: 7,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário