domingo, 19 de fevereiro de 2017

SOBRE O OSCAR 2017


Eu particularmente adoro a temporada de Oscars. Não só pela animação em cima de quem vai vencer, como também é a época onde os estúdios começam a estudar as possibilidades de futuras produções. Alguém lembra do espetáculo musical de Anne Hathaway e Hugh Jackman, no Oscar de 2009, que dois anos depois renderia para eles participações no musical "Os Miseráveis" e um Oscar pra primeira. Este foi só um dos vários exemplos. Agora na edição deste ano, como ocorreu no Globo de Ouro, não só "La La Land - Cantando Estações" será um dos principais chamativos, como muito provavelmente rolarão diversos protestos contra o governo de Donald Trump (mas isso não vai ser discutido por aqui, e nem neste texto). A lista principal possui bons filmes, mas não devemos negar, que em todas as categorias artísticas, os atores e diretores se saíram realmente muito bem. 

Claro houveram diversas produções que foram bem esnobadas pela academia, como "Elle", "Animais Noturnos", "Deadpool" e "Silencio" (que ganhou só um indicação sonsa em Fotografia). Porém em contexto geral, este ano até que os indicados são realmente boas produções. 

Enfim, neste texto irei realizar uma breve analise dos meus palpites nesta edição, e o porque de eles vencerão. Mas já irei confessar, que a minha vontade mesmo seria ver Mel Gibson receber novamente o Oscar de direção e seu filme "Até o Último Homem" sair como o grande consagrado na noite, mas infelizmente não irá.

OBSERVAÇÃO: As categorias não comentadas neste post, são porque eu desconheço completamente seu desenvolvimento ou sequer algum vi os indicados das mesmas (simplesmente por não ter conseguido ter acesso a eles). 

O longa serve tanto como uma homenagem para diversos longas de Hollywood, como também um ótimo retorno de músicas de qualidade para as telonas. Os membros da academia adoram películas que exploram tais temáticas e nos últimos anos eles já premiaram dois longas que de certa forma, fizeram o mesmo ("O Artista" e "Argo").

Resultado de imagem para LA LA LAND

MELHOR DIRETOR - DAMIEN CHAZELLE POR "LA LA LAND - CANTANDO ESTAÇÕES"
Realmente Chazelle teve o trabalho mais difícil de todos, pois ele não só teve de comandar as cenas "normais" do longa, como também toda a coreografia por trás nas sequencias de dança. Pra quem ainda tem duvida, assista no "You Tube" o clipe da cena de abertura com a música "Another Day Of Sun".

MELHOR ATOR - CASEY AFFLECK POR "MANCHESTER À BEIRA MAR"
Já havia dito anteriormente que não curtia muito o trabalho deste ator. Porém ao assistir nos últimos dias a este drama, cheguei a concesso que Casey realmente é um puta de um ator! Aqui ele deu tanta vida ao protagonista, que sua visão embasando os acontecimentos que ele vivia, realmente fez qualquer um que via o longa se emocionar com sua história. Injustiça seria se ele não levasse!

MELHOR ATRIZ - EMMA STONE POR "LA LA LAND - CANTANDO ESTAÇÕES"
Issabelle Huppert roubou a cena no último Globo de Ouro, por ter vencido nesta categoria, mas acabou sendo literalmente esnobada pela imprensa estadunidense posteriormente ao evento. Só que devo confessar que mesmo tendo uma atuação que não chegou aos pés desta, Emma Stone provavelmente vai se consagrar com o Oscar na categoria. Acho que a atuação dela nos 20 minutos finais, que realmente acabaram chamando a atenção da Academia, pra tamanho reconhecimento. 

MELHOR ATOR COADJUVANTE - MAHERSHALA ALI POR "MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR"
Este ator começou fazendo papéis pequenos, em diversos blockbusters e ganhou destaque ano passado como vilão da série "Luke Cage" e neste "Moonlight". É o mais forte dos candidatos, e provavelmente levará a estatueta, já na sua primeira indicação. 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - VIOLA DAVIS POR "FANCES"
Desde o inicio, vemos que "Fances" é uma produção realmente complicada. Repleta de diálogos e se passando basicamente em um unico cenário, a pelicula realmente precisava de muito talento de seus atores para poder se segurar. Foi o caso de Viola, que depois de certo ponto consegue surpreender com sua personagem e até o momento tem faturado tudo quanto é prêmios. 

Resultado de imagem para manchester a beira mar

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL - KENNETH LONERGAN POR "MANCHESTER À BEIRA MAR"
Envolto de diversos arcos imprevistos e bem possíveis dentro do contexto, a trama de Lonergan nos faz se apegar com seu protagonista e explora e muito seu psicológico e seus dramas, que lhe levaram a ser a pessoa que é mostrada na película. Não desmerecendo o roteiro de "La La Land", mas ele é bem fraco perto desta trama. 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - "A CHEGADA"
Tem sido muito cotado como um dos favoritos junto de "Moonlight - Sob a ", porém a diferença dentre os dois é que este possui mais termos técnicos no livro, ao invés de uma trama concreta (como foi mostrada no filme). Esse fator que fará Moonlight vencer nesta categoria.

MELHOR ANIMAÇÃO - "ZOOTOPIA - ESSA CIDADE É O BICHO"
Vem sido o principal representante da Disney nas premiações neste ano (mesmo tendo "Moana" sendo indicada). A animação consegue divertir qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e cativa pela sua natureza em abordar diversos preconceitos da atualidade, além das diversas referencias a outras produções do cinema, como "O Poderoso Chefão".

MELHOR FOTOGRAFIA - "LA LA LAND - CANTANDO ESTAÇÕES"
Antes de ter conferido este, achava que o vencedor nesta categoria seria "A Chegada". Porém o trabalho de Linus Sandgren é brilhante. Ele fez um jogo de cores na tonalidade, onde ele misturou o figurino com o ambiente, o que trouxe mais sedução e brilho pro longa.

MELHOR EDIÇÃO - "LA LA LAND - CANTANDO ESTAÇÕES"
Devo confessar que foi um dos principais pontos pelos quais me apaixonei neste longa metragem. Só pela sequencia de apresentação dos protagonistas, foi suficiente para vermos o quão a edição de Tom Cross foi ótima.

MELHOR DESING DE PRODUÇÃO - ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM
Só pelo fato de ele conseguir retratar tudo pelo qual J.K. Rowlling aborda em seu universo, com o enorme cuidado e leveza que ele tinha nas cenas, onde até hoje NENHUM outro longa de Harry Potter recebeu tamanho reconhecimento pela academia, vejo que finalmente esta hora chegou. 

MELHORES EFEITOS VISUAIS - "DR. ESTRANHO"
De todos os indicados deste ano, acho que se este não levar será uma enorme injustiça. 3D, fotografia e a enorme quantidade de efeitos bem realizados, foram um dos pontos que enalteceram "Dr. Estranho" não só na categoria, como um dos longas mais divertidos da Marvel.

MELHOR MAQUIAGEM - "STAR TREK - SEM FRONTEIRAS"
Seria um injustiça enorme, se o longa não levasse esse prêmio na categoria. Só a maquiagem que fizeram com Idris Elba (que ficou irreconhecível), o carequinha dourado já deve valer pra esse longa.

MELHOR FIGURINO -" LA LA LAND - CANTANDO ESTAÇÕES"
Fazia tempos que não via uma tonalidade na fotografia, se encaixar tão bem com o figurino (que em certos momentos, também referência os diálogos dos protagonistas). Mesmo com os outros tendo sido muito bem trabalhados, creio que este será o grande reconhecido.

MELHOR MIXAGEM DE SOM - "LA LA LAND - CANTANDO ESTAÇÕES"
Francamente eu estou na duvida dentre esse e "Até o Último Homem". Porém acho que o trabalho neste musical foi mais impactante, pois as canções foram gravadas em tempo reais (como mostram alguns videos dos bastidores), enquanto em outro longas elas são inseridas na pós produção.

MELHOR DOCUMENTÁRIO - "O.J. MADE IN AMERICA"
Com o sucesso que a ótima série "The People Vs O.J. Simpson" vem levando ultimamente, creio que este documentário, que aborda mais afundo o tema do crime cometido pelo jogador em 1994 (que foi inocentado, fazendo o caso uma verdadeira incógnita até hoje). Aqui ele intercala momentos dentre a condenação de O.J. e o preconceito que os negros sofriam nos Eua, em pleno anos 90.


Resultado de imagem para mel gibson in hacksaw ridge

MELHOR EDIÇÃO DE SOM - "ATÉ O ÚLTIMO HOMEM"
Nesta categoria normalmente ganham os longas de guerra que estão dentre os indicados. Creio eu que este será o único prêmio que o longa de Mel Gibson poderá levar na noite do Oscar. Claro, "La La Land" também teve uma ótima edição, mas...

MELHOR TRILHA SONORA - "LA LA LAND - CANTANDO ESTAÇÕES"
Quem já viu o filme sabe o quanto está trilha sonora pode causar nos seus tímpanos e mente: um enorme e impressionante vicio imediato. Sem duvidas que será o vencedor (porque favorito nesta categoria, ele já é).

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE - "A CHEGADA"
Eu to indo meio em contradição nesta categoria, pois acho que "A Chegada" será a grande surpresa nesta hora, e acabará levando o prêmio.

CANÇÃO ORIGINAL - "'CITY OF STARS' DE 'LA LA LAND - CANTANDO ESTAÇÕES'"
Eita musica pra viciar hein. O clima apaixonante que ela exalta, a letra dela só não nos faz refletir sobre a vida dos protagonistas do filme, como de certa forma, na nossa também (ao ouvirmos ela, depois de sair da sessão).

A cerimonia irá acontecer no dia 26 de fevereiro, as 21hrs na TNT, com reprise no dia seguinte pela mesma e na Rede Globo somente no dia 27 a partir do horário do "Vídeo Show".


OUTRAS ANALISES DOS INDICADOS (PARA ACESSÁ-LAS, CLIQUE NOS POSTERS):

A Qualquer Custo : PosterResultado de imagem para horizonte profundo poster nacional
Resultado de imagem para aliados, filme POSTERResultado de imagem para animais noturnos, filme, posterResultado de imagem para estrelas além do tempoResultado de imagem para sully o herói do rio hudson
Resultado de imagemResultado de imagem para filme passageiros 2016Jackie : Poster

Nenhum comentário:

Postar um comentário