quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ELLE

Elle : Poster

Desde quando Isabelle Huppert surpreendeu a todos, vencendo o Globo de Ouro de Melhor Atriz dramática, no Globo de Ouro, automaticamente ela acabou assumindo o trono de uma das mais favoritas ao Oscar nessa categoria. "Elle" (que é baseado no livro de Philippe Djian) venceu como melhor longa estrangeiro nesta premiação, mas inesperadamente não conseguiu uma indicação a esta categoria no Oscar. Ao assistir a produção, uma coisa ficou bem clara do motivo de ela não ter ingressado: o forte teor de conteúdo sexual no longa. Como muito de nós sabemos, a academia é bastante conservadora nesta questão, e por isso que o mesmo ficou de fora. 

Resultado de imagem para elle filme

Huppert vive aqui a produtora chefe de uma empresa de jogos, Michèle, que um dia acaba tendo sua casa invadida por um estranho e acaba sendo estuprada pelo mesmo. Escondendo o fato de todos a sua volta, vemos o quanto ela continua sendo a mesma pessoa fria e calculista que ela sempre foi, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal. Porém devido ao incidente, aos poucos ela começa a sentir que cada vez mais o seu estuprador continua a sua cola, tentando voltar a cometer o ato.

Resultado de imagem para elle filme

De fato, Huppert se demonstrou uma excelente atriz neste loga. Em momento algum sentimos empatia com sua personagem, e sequer acabamos torcendo pra que ela tenha um "final feliz". Em dois momentos específicos, onde ela contracena com Judith Magre (sua mãe) e Jonas Bloquet (seu filho), vemos que por mais que sua personagem seja turrona, ela possui boas intenções, só que seu ego acaba falando mais alto, e consequentemente esses se tornaram os melhores momentos da fita. 

A direção de Paul Verhoeven deixa bem claro o quanto sua protagonista é uma verdadeira antagonista, pois ele procurou apresentar as reações dela perante diversas situações delicadas e o foco era o tempo todo em Huppert, e mais nada além dela. Mas em momento algum ele procurou amenizar o forte conteúdo sexual que há no roteiro de David Birke.

"Elle" não é um filme sobre estupro como "O Quarto de Jack" foi, mas sim um filme sobre estupro e a frieza de uma mulher perante os desafios e situações propostas pela sua vida. RECOMENDO!

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário