domingo, 12 de fevereiro de 2017

LION - UMA JORNADA PARA CASA


Dev Patel é um ator indiano que foi aos poucos ganhando a simpatia do cinema, depois do sucesso inesperado de "Quem Quer Ser Um Milionário". Porém como todo ator, ele teve seu período "sumido" das telas (pois estrelou só bombas como "O Último Mestre do Ar" e "Chappie"), e agora finalmente retornou em uma produção realmente brilhante. 

"Lion - Uma Jornada Para Casa", conta a história do garoto de cinco anos, Saroo (Sunnt Pawar), que acaba se perdendo do irmão em uma estação de trem em Calcutá. Ao passar por algumas desventuras, ele vai parar em um abrigo, onde acaba sendo adotado por um casal Australiano (Nicole Kidman e David Wenham). 25 anos depois (agora interpretado por Patel), ele acaba tendo um despertar que está na hora de ele começar a procurar sua mãe materna. 

Resultado de imagem para FILME LION

Tanto Pawar, quanto Patel estão ótimos no papel de Saroo (destacando que ambos tem exatos 50 minutos em tela), e nos transpõem com sucesso todos os sentimentos do garoto (medo, ciumes, tristeza e paixão). Quando ambos estão em cena com Kidman, ambos conseguem sacar da atriz bons momentos (tanto que uma sequencia em especial, creio que foi motivo da indicação (mas não vou mencionar, para não dar spoilers)). O mesmo pode se dizer de Rooney Mara ("Carol"), que aparece pouco, mas ta bem no papel de namorada do protagonista. O que todas estas atuações tem em comum mesmo, é que em algum momento, pelo menos uma delas te fará se emocionar.  

Resultado de imagem para FILME LION

Quanto ao roteiro de Luke Davis ("Casanova"), ele capta um pouco da essência do clássico "Império do Sol" e "Quem Quer Ser um Milionário", para construção do arco inicial. Já a direção competente de Garth Davis, nos apresenta uma fotografia solida, que procura mostrar bastante o canário pelo qual Saroo passa, e vive durante o longa. 

"Lion - Uma Jornada Para Casa", é mais um tipico filme de Oscar, pelo qual exerce bem sua narrativa e não apela muito para o lado do previsível e banal, em que alguns longas do gênero fazem.  Se vai ganhar algum prêmio da Academia? Creio eu que não. RECOMENDO!

Indicações ao Oscar: Filme, Ator Coadjuvante - Dev Patel, Atriz Coadjuvante - Nicole Kidman, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora e Fotografia.

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Um comentário:

Unknown disse...

Apesar de trazer uma gostosa sensação de déjà vu, todo o primeiro ato e parte do segundo, são muito parecidos com o sucesso “Quem Quer Ser Um Milionário”, principalmente no aspecto visual. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que os melhores filmes baseadas em fatos reais são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Também gostei muito de Dunkirk, não conhecia a história e realmente gostei. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do ator Tom Hardy, seu talento é impressionante.

Postar um comentário