domingo, 27 de novembro de 2016

SNOWDEN - HERÓI OU TRAIDOR

Resultado de imagem para snowden herói ou traidor

Que Oliver Stone se fincou como um dos principais cineastas responsaveis por retratar personalidades e casos envolvendo a politica estadunidense já não é novidade. Depois de obter sucesso transpondo as histórias sobre JFK, a queda das "Torres Gêmeas", e uma crítica acida aos bastidores de "Wall Street", Stone decidiu ir mais além e focou agora na história de uma das personalidades mas icônicas desta década: Edward Snowden. O jovem técnico de informática que trabalhou durante alguns anos na CIA, e que depois de ir contra alguns padrões e procedimentos realizados pela agencia, decidiu simplesmente soltar a tona todas essas informações para os maiores vínculos de comunicativos dos EUA.

Resultado de imagem para snowden herói ou traidor

Porém o principal erro de Stone, foi ele ter adaptado a história como se fosse uma espécie de "novo 'A Rede Social'", pois o longa já começa com Snowden (Joseph Gordon-Levitt, de "A Travessia") com os três jornalistas mais respeitados dos Eua (vividos pelos ótimos, porém não muito marcantes aqui, Melissa Leo, Zachary Quinto e Tom Wilkinson), dentro de um quarto de Hotel onde ele iria repassar todas as informações que ele havia adquirido. Porém enquanto ele vai conversando com os mesmos, toda sua história é contada desde quando ele era um simples militar que sofreu um incidente que acabou quebrando suas duas pernas, até ele se tornar um analista da CIA e ir parar ali. 

Resultado de imagem para snowden herói ou traidor

Fora deste erro apontado na narrativa, o enredo também peca pelo arco envolvendo Snowden e sua namorada, Lindsey (Shailene Woodley, de "A Culpa é das Estrelas"), pois ele basicamente serviu mais pra encher linguiça e trazer o arco "romântico/clichê" na trama. Em contraponto, a atuação de Levitt está mais uma vez ótima (é questão de tempo, para ele ter seu trabalho reconhecido), e ele tem momentos realmente bons na trama, e tirando o fato de ele ser extremamente parecido com o verdadeiro Snowden. Quanto a seus momentos com seus professores interpretados por Rhys Ifans ("Um Amor a Cada Esquina"), e Nicolas Cage (sim, ele fez uma ponta aqui!), digamos que o primeiro tem um dos melhores momentos do longa e ajuda bastante na carga de suspense e drama do longa. Enquanto ao segundo, fica mesmo a caga sarcástica e é o "principal álibi" do protagonista, com relação ao seus atos. 

Já quando o filme toca pra questão politica, vemos a enorme crítica que ocorre com relação a transposição do governo de George W. Bush, para o de Barack Obama (onde a narrativa deixa clara desde a principal proposta deste, era desde o inicio "derrubar todas as atividades ilegais, envolvendo a quebra de sigilo da população"). 

"Snowden: Herói ou Traidor" (subtitulo que nem o próprio Stone gostou que o Brasil deu), é mais um tipico longa que os fãs do trabalho do diretor irão gostar, quem é da área de computação/tecnologia vai gostar, quem é fã dos atores centrais vai gostar, só que quem não curte longas com certas pitadas politicas e afins, deverá passar longe, pois o longa não é recomendado pra você. Agora se você quiser saber mais a respeito de Edward Snowden, recomendo também que assista ao documentário, vencedor do Oscar, "Citizenfour", que é uma versão "menos dramática" do que foi apresentado aqui. 

Nota: 7,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário