sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A CHEGADA

Resultado de imagem para a chegada poster
Mesmo com 2016 tendo lançado ótimas películas de histórias em quadrinhos (vide "Deadpool" e "Doutor Estranho"), foi péssimo para os com a temática "invasão extraterrestre". "A 5ª Onda" e "Independece Day: Ressurgimento", foram dois claros exemplos de produções que nunca deveriam ter saído do papel. Eis que pra surpresa de todos, a adaptação do livro de Ted Chiang (que foi batizado por aqui de "A História da Sua Vida e Outros Contos"), "A Chegada" literalmente quebra esse paradigma que o gênero tem sofrido neste ano. 

A começo que temos na direção Denis Villeneuve ("O Homem Duplicado"), que ultimamente só tem feito películas realmente boas e que vem chamando atenção em diversos festivais por onde passa (lembando que ele atualmente comanda "Blade Runner 2"). Em seu elenco temos uma Amy Adams que tá praticamente com a mão no Oscar (em certo momento no penúltimo ato, temos a comprovação que ela é realmente ótima), um Jeremy Renner que chega a ser o alivio cômico, e um Forest Whitaker que ta competente, porém não marcante. 

Imagem relacionada

A trama é bem simples de se sacar a principio, pois ela mostra a professora linguística Louise Banks (Adams), que logo ao ser notificada de uma invasão de seres alienígenas, em naves com formato de "Ruffles", é convocada pelo governo dos Eua para traduzir o que eles querem dizer para os seres humanos. Logo ela acaba se juntando com a equipe de militares, e dentre eles o físico Ian Donnelly (Renner), onde aos poucos eles acabam percebendo que não será um trabalho tão simples.

Resultado de imagem para arrival pictures, renner

Durante a narrativa comandada por Villeneuve, ele consegue captar os estilos tanto de Kubrick (a ausência constante de trilha sonoras, envolta de um arco bem cabeça), uma fotografia escura e misteriosa (lembrando até mesmo o saudoso Hitchock), e as relações familiares a lá Spielberg, e os questionamentos a lá Terrence Malik ("A Árvore da Vida"). Ele soube dosar esses todos esses tópicos homeopaticamente durante a narrativa, onde nos acaba fazendo possuir um interesse maior pela trama cada vez mais e nos perguntar constantemente o real significado das mensagens dos extraterrestres. Porém já vou logo avisando, que pra quem vai ir achando que verá um longa no estilo "Guerra dos Mundos", você está indo com o pensamento errado, pois o principal propósito do longa é fazer você sair da sala de cinema se questionando sobre diversas discussões apresentadas (algo que raramente outra produção deste gênero, fez você sentir). 

"A Chegada" sem duvidas foi uma das maiores surpresas de 2016, e provavelmente encabeçara em diversas indicações ao Oscar (Filme, Direção, Atriz para Adams, Roteiro Adaptado e os técnicos). Agora se ele vai levar... Ainda é muito cedo pra julgar. RECOMENDO!


Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário