sábado, 5 de novembro de 2016

QUANDO AS LUZES SE APAGAM

Resultado de imagem para quando as luzes se apagam, poster

Sabe aqueles filmes que ficam enchendo linguiça, somente para fazer-nos entrar mais na história e passar mais tempo com os personagens familiarizando com os mesmos, para ficarmos putos ou felizes com seu desfecho? Pois é exatamente o que não ocorre com "Quando as Luzes Se Apagam", que ganhou bastante notoriedade por ser produzido por James Wan (responsável pela franquia "Invocação do Mal"), com base em um curta de 2013 (que posteriormente ganhou uma série de cópias pela internet, onde mostrava uma mulher sendo surpreendida por um mostro na escuridão), que foi dirigido e escrito por David F. Sandberg (que também é exerce essas funções aqui).

Resultado de imagem para quando as luzes se apagam, fotos

A trama acompanha a jovem Rebecca (Teresa Palmer, de "Um Faz de Conta Que Acontece"), que desde jovem se distanciou da mãe (Maria Bello, de "Gente Grande"). Mas depois da precoce morte de seu padastro (Billy Burke, o Pai da Bella do "Crepúsculo"), ela acaba indo realizar uma visita a mesma, que aparenta não estar bem mentalmente. Então ela descobre que seu irmão mais novo (Gabriel Baterman, de "Annabelle") denota a presença de uma criatura misteriosa pela casa, sempre que as luzes da casa se apagam. É então que ao leva-la para morar com ela, que a mesma passa a acompanhar os dois e o resto já deduzimos que vai ocorrer.

Nos primórdios do longa, pensei em estar assistindo a uma nova produção bem no estilo de "O Chamado", só que já na metade vemos que apesar de alguns tópicos clichês do gênero, que ele é um bom longa de terror/suspense. A começar que Bello rouba o filme como a mãe louca, e não precisa de muita ajuda em cena para deixar essa expressão clara, o que acabou rendendo uma ótima química com Palmer (fora a semelhança entre as duas). Sua protagonista segura bem o longa, e soube ser uma protagonista sem soar banal. Porém seu par vivido por Alexander DiPersia, representa exatamente o oposto. Banal e clichê, seu personagem ta na narrativa mais pra encher linguiça e falar que ela não é solteirona. Até Baterman se saiu melhor que ele.

Resultado de imagem para quando as luzes se apagam, fotos

A competente direção de Sandberg nos faz ir direto ao ponto, não enrola, não cria muitos clichês e vai direto ao ponto. Ele usa e abusa da fotografia escura do longa, para criar diversos arcos de suspense em sua narrativa. 
"Quando As Luzes Se Apagam", é um ótimo exemplo que James Wan conseguiu se consagrar como um dos principais nomes no suspense. Mesmo seus longas não causando medo ou até mesmo os conhecidos "scare jumps", as escolhas de suas produções são sempre as melhores.

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário