terça-feira, 3 de outubro de 2017

MÃE!

Resultado de imagem para MÃE, FILME, poster

Há cerca de dois meses assisti pela primeira vez ao clássico "Donnie Darko", onde até a última semana, era o filme mais louco que já assisti na vida (e olhem que já vi aos clássicos do Kubrick e "O Homem Duplicado"). Mas não imaginava que o novo longa de Darren Aronofsky ("Cisne Negro"), "Mãe!", assumiria este posto por um curto período de tempo. Esse é mais um daqueles longas, onde o diretor tenta focar no máximo de detalhes, em cada cena, onde o este enaltece a mensagem que seu enredo quer passar.

Resultado de imagem para MÃE, FILME

A principio, somos apresentados aos personagens de Jennifer Lawrence e Javier Barden, que não possuem nomes (mas que nos créditos são mencionados como Mãe e Ele, respectivamente), mas sabemos que são um casal, que está enfrentando uma crise no casamento. É ai que eles recebem a visita do casal vivido por Ed Harris e Michelle Pfeiffer (que assim como os citados anteriormente, são citados apenas como Homem  e Mulher), pelos quais suas atitudes começam aos poucos abalar ainda mais a vida do casal.

Resultado de imagem para mother, pictures, movie

Nos primeiros 20 minutos da narrativa, da pra se entender tranquilamente o que esta acontecendo. Porém a medida que a narrativa de Aronofsky vai pegando impulso, a coisa se complica. Ele procurou relatar a história totalmente na perspectiva da personagem de Lawrence, onde se a câmera não ta acompanhando os passos dela (sempre filmados atrás de seu ombro), ta focando em seu rosto, onde aos poucos acompanhamos sua deterioração perante cada surpresa que ocorre em sua residencia. Não irei citar muito sobre quais "surpresas" ocorrem, pois a grande sacada é você entender qual o verdadeiro significado deste longa. Pra se ter uma noção, os diálogos são somente pro essencial pra narrativa, e grande parte do longa é envolto a gestos (nunca acompanhados de trilha sonora) e atitudes dos personagens na casa. Agora quem acaba roubando a cena (mesmo aparecendo pouco), é a veterana Michelle Pfeiffer (que provavelmente vai acabar faturando o Oscar de coadjuvante por este papel), pois sua expressão consegue ser a única páreo em cima do carisma de Lawrence (que pra variar, talvez acabe sendo indicada pro Oscar, mais uma vez). 

"Mãe!" é um filme enigmático, onde não sei porque diabos ta sendo vendido como um longa de terror, onde o que é visto aqui não é nada horroroso ou assustador (a não ser que você não consiga entender ou refletir absolutamente nada do que aconteceu). Já deixarei bem claro que se você for ver este filme, e ficar mais preocupado com verificar suas mensagens de "Whats app" e "Facebook", vai entender absolutamente nada do filme e vai só pegar ódio do mesmo. Agora se for com a mente aberta, e atento aos detalhes, com certeza verá que essa é a obra prima que o cinema precisava.

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet


NESTE PARAGRAFO IREI EXPLICAR O QUE EU ENTENDI DO LONGA (SEM DETALHAR O MESMO POR COMPLETO), ENTÃO LEIA POR SUA CONTA E RISCO:

      A principio demorei para sacar que a narrativa de Aronofsky é nada mais, nada menos, do que uma forma diferente de adaptar a história da Bíblia. A protagonista, nomeada como Mãe, se refere a própria Mãe Natureza, e o seu marido, ao Deus Todo Poderoso. No prólogo vemos ele colocando uma pedra em um comodo da casa, onde aos poucos a mesma vai se curando de um fogo que fora vitima. Esta representa a criação de Deus sobre o nosso planeta terra (que representada pela própria casa em que se passa o filme), inclusive a da Mãe Natureza. Algum tempo depois a visita "repentina" do casal, significa o surgimento de Adão e Eva, no mundo. A medida que as confusões vão rolando, outras passagens vão ocorrendo em cena, como a de Abel e Caim, a Arca de Noé, Nascimento de Jesus e o começo do mundo drástico atual em que vivemos. E o liquido que a Mãe Natureza toma, representa uma espécie de "recarga" pra natureza se segurar no mundo, assim como o sangue no chão do quarto significa o quanto o planeta não suporta mais as atitudes do ser humano.

Um comentário:

will disse...

Parabéns pelo blog, descobri por acaso e foi uma grata surpresa! Vida longa e próspera!

Postar um comentário