domingo, 8 de outubro de 2017

BLADE RUNNER 2049

Resultado de imagem para blade runner 2049, poster nacional

Lançado em 1982, "Blade Runner - O Caçador de Androides" demorou alguns anos pra ganhar o status de Cult. Não vou entrar muito neste mérito, pois já fiz a resenha sobre o mesmo, explicando a importância dele pro cinema. Enfim, há diversos anos o diretor Ridley Scott tentava fazer uma sequencia que fosse digna do original, e como o mesmo possui uma agenda sempre muito cheia, passou a tocha pro excelente Denis Villeneuve (que foi indicado ao Oscar deste ano por "A Chegada"). Quem já conhece bem a filmografia deste cineasta ("Os Suspeitos" e "Homem Duplicado", são exemplos, além do já citado), sabe que não existe nome melhor do que ele para assumir o posto.  

Blade Runner 2049 : Foto Ana de Armas, Ryan Gosling

A trama tem inicio exatamente 30 anos depois do longa antecessor, onde vemos o agente K (Ryan Gosling, de "La La Land"), trabalhando como caçador de androides foragidos. Só que em uma das suas missões, ele acaba esbarrando com um contratempo (pelo qual não vou entrar no mérito aqui), que o leva a uma busca ao antigo agente Rick Deckard (Harrison Ford), que se desligou de todos após os acontecimentos da primeira película.

Blade Runner 2049 : Foto Harrison Ford

Primeiramente começarei destacando a maravilhosa direção de Denis Villeneuve (que provavelmente vai render sua segunda indicação ao Oscar), que procura mais explorar os ambientes e situações como forma de narrativa, dispensando o recurso autoexplicativo. Em determinadas sequencias ele usufrui apenas som do ambiente junto as falas dos personagens, e só depois insere a trilha sonora pra terminar o arco (que é composta pelo Hans Zimmer). Partindo para a fotografia de Roger Deakins, ela remete e muito ao clima de poluição e deterioração do planeta (que já foi mostrado no de 82). Tudo isso fica muito mais enaltecido quando você opta por uma sala de qualidade (no meu caso, a tecnologia IMAX só ajudou, mesmo o 3D não sendo muito importante). Agora entrando no mérito do roteiro de Hampton Fancher (do primeiro "Blade Runner") e Michael Green ("Logan"), ambos pegaram a essência do livro de Philip K. Dick, com algumas pontas soltas que haviam no primeiro filme e trataram de aborda-las de forma que não fugisse do estilo "pseudo-real" que aquele apresentou. Temos algumas meras questões reais levadas em pauta, como a de estarmos cada vez adeptos ao "namoro virtual" e que muitos de nós, não aceitamos dividir nossas "terras" com outras pessoas. 

Agora partindo pra quesitos de atuações, enquanto Gosling nos transpõe toda a sensação que seu personagem ta sentindo perante tudo, ele tem a cena roubada em grande parte por Ana de Armas ("Cães de Guerra"), que serve pra representar o alivio que ele não só ele, mas como todos nós salientamos ter na vida, além de ser a personagem mais interessante. Harrison Ford ainda demonstra que mesmo depois de voltar a viver Han Solo, tem pique pra aguentar a voltar pra outros papéis no estilo (ele continua correndo, lutando como um jovem ator, e em 2019 volta como o Indiana Jones). Já quando chegamos ao que o Jared Leto fez, digamos que ele aparece um pouco menos que em "Esquadrão Suicida", mas divergindo deste, seu personagem aqui é bastante interessante e enigmático. Quem assistiu a série "Black Mirror" (o episódio San Junipero), irá notar a presença de Mackenzie Davis, onde mesmo aparecendo pouco, ela possui uma sequencia especifica com Ana de Armas, que foi uma das melhores coisas neste filme e não vai sair da cabeça do espectador tão cedo. A vilã interpretada pela Sylvia Hoeks consegue ser outro ponto forte do longa, pelo qual facilmente já conseguimos cair em contradição com ela.

"Blade Runner 2049" é literalmente uma verdadeira obra prima, que assim como "Mad Max: Estrada da Fúria" foi em 2015, este sem duvidas é um novo sinal que obras dos anos 80 podem sim serem continuadas, se forem abordadas da forma correta, sem manchar a imagem do primeiro. RECOMENDO!

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário