domingo, 30 de julho de 2017

VAMOS RECORDAR? BATMAN - O HOMEM MORCEGO

Resultado de imagem para batman o homem morcego, CAPA FILME

Bom pessoal, andei um tempo pensando em criar este quadro pra abordar algumas produções antigas, pelas quais vejo que possuo um total apreço pessoal e gostaria de compartilhar com vocês. Diferente das outras analises, as produções neste quadrão não haverão uma nota de 0 a 10. Pra inicia-lo, vou abranger o clássico e pioneiro longa do Homem-Morcego nas telonas, que ocorreu em 1966, com "Batman - O Homem Morcego". Por sorte tive o privilégio de conferir o longa nas telonas, graças a uma sessão especial realizada no cinema onde costumo frequentar.   

Resultado de imagem para batman o homem morcego

Divergindo completamente das versões criadas por Ben Affleck ou Christian Bale, o Batman de Adam West (falecido no último 9 de junho) é nada mais do que uma sátira as histórias do herói da DC, onde ele sempre andou acompanhado do seu fiel companheiro Robin (Burt Ward). "Pela Santa Charada, Batman!", "Pela Santa Polaris, Batman!", são alguns dos bordões que este solta durante todo o longa, porém sempre entrelaçados a algo que está ocorrendo, o que causa sequencias bastante hilárias. Agora quando somos apresentados aos clássicos vilões, que tem desde Mulher Gato (Lee Meriwether), Charada (Frank Gorshin), Pinguim (Burgess Meredith) e o Coringa (Cesar Romero), vemos que até hoje não vimos uma junção tão divertida de vilões, onde todos realmente parecem convincentes (mesmo sendo uma versão satírica deles). Todos eles possuem planos mirabolescos, porém não há lógica alguma no que eles estão fazendo. Seja nas charadas do coringa, a discreção nas espionagens da Mulher Gato, os disfarces do Pinguim e a malandragem do Coringa. Tudo se torna bastante engraçado, a medida que Batman e Robin vão descobrindo o óbvio. Isso ainda sem contar de um Alfred completamente ancião, que aparece em cena como um verdadeiro fantoche de Bruce Wayne, ao contrário de um mentor. 

Imagem relacionada

Não poderia deixar de mencionar, obviamente a clássica canção tema ("tananananana..."), regada por imagens cartunescas de "Pow", "Boom" ou "Splash", na tela sempre que ocorria um golpe durante a sequencia de luta final. Obviamente que quem cresceu apenas admirando o Batman de Christopher Nolan, dificilmente vai gostar deste longa, que chega perto apenas dos dois primeiros lançados pelo Tim Burton (apesar deles serem bem mais sérios do que este). 

Se você ainda não assistiu a este clássico, sugiro que procure e o assista, pelo menos para ver como foi a primeira aparição do homem morcego nas telonas, antes mesmo de Ben Affleck e Christian Bale terem nascido. 

Imagens: Reprodução da Internet

Um comentário:

Anônimo disse...

Cresci vendo os filmes do Nolan, e curti total esse filme, mas não me apeguei muito aos filmes do Tim Burton

Postar um comentário