sexta-feira, 28 de julho de 2017

DUNKIRK

Resultado de imagem para dunkirk, poster nacional

É praticamente um praxe, todo e qualquer diretor de cinema consagrado pelo menos temum filme de guerra no seu currículo. Já aconteceu com nomes como Stanley Kubrick, Terrence Malick, Quentin Tarantino e agora é a vez de Christopher Nolan (onde também é seu primeiro longa baseado em fatos verídicos). Digamos que é uma película bastante diferente das outras do gênero, pois Nolan procurou mostrar o fato como se fosse uma demonstração apenas do que ocorreu na praia francesa, de Dunkirk. Diálogos aqui são só os necessários, não existe uma coesão no que ta sendo apresentado, e o destque fica para as sequencias passadas com os soldados em terra, mar e céu (o filme deixa isso claro logo no seu prólogo). 

Resultado de imagem para dunkirk

A explicação sobre o fato não é deixada de forma bastante clara (como em qualquer outro filme do Nolan), por isso recomendo, de fato, ler sobre o ocorrido antes mesmo de embarcar na sala de cinema. Bom, mas vou explicar resumidamente o que ocorreu lá: o exército Alemão estava prestes a atacar massivamente a cidade de Dunquerque em plena Segunda Guerra, e todas as tropas Francesas e Inglesas foram obrigadas a se retirar do local. É quando é dada uma operação simultânea, em terra, água e céu, para a evacuação de todos os militares. 

O principal erro de Nolan neste longa, é o simples fato de ele se preocupar demais com o visual, efeitos especiais e sonoros (que diferente do Michael Bay, sabe muito bem quando executa-los), deixando o aprofundamento dos personagens de lado. Não existe um carácter (muito menos um protagonista concreto), que você diz que se preocupa, transformando assim "Dunkirk" em um longa sereno de guera (não há exibição de cadáveres mutilados, soldados lutando em campos de batalha. Se quer ver um filme assim, veja "Até o Último Homem"). Apesar de que todos os atores estarem dentro do contexto que lhes fora proposto, existem duas ótimas sequencias envolvendo o céu e o mar, em  que são realizadas sucessivamente e causam os melhores momentos de suspense do longa. 

Resultado de imagem para dunkirk

Não, desta vez não conferi o longa do Nolan no formato Imax (ao contrario de "Interestelar", que se tornou um dos meus longas favoritos), mas se você tiver a oportunidade assista, ou na melhor tela e som que for acessível. 

Resumidamente, "Dunkirk" é um bom longa metragem, mas é o mais fraco da carreira do Nolan (e o mais curto, com apenas 1h40 (pra um filme de guerra, também)), onde apenas seus fãs, cinéfilos e quem já ta ciente do enredo do longa, vai curtir. Agora quem não se encaixa em nenhum dos três quesitos, vai odiar o longa. 

Obs: segue um link da "Super Interessante", para quem se interessar em ter um melhor entendimento sobre resgate de Dunkirk: http://super.abril.com.br/blog/contaoutra/guia-historico-para-entender-o-filme-dunkirk/

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Um comentário:

Unknown disse...

Muito obrigada pela crítica. Pessoalmente adorei o filme pela trilha sonora que teve. Acho que não pode existir melhor eleição de musica para Dunkirk que Zimmel, além de que é umas das minhas preferidas. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez neste filme Christopher Nolan, cada detalhe faz que seja um grande filme. Cuida todos os detalhes e como resultado recebeu indicações ao Oscar. Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

Postar um comentário