segunda-feira, 10 de julho de 2017

O ZOOLÓGICO DE VARSÓVIA

Resultado de imagem para O ZOOLÓGICO DE VARSÓVIA, poster

Já não é de hoje que depois do sucesso da produção de "A Lista de Shindler", milhões de longas com temáticas sobre histórias envoltas a segunda guerra mundial, fossem lançados constantemente. Só que diferente do citado, existem obras e obras, onde em muitas das vezes elas acabam 99% dos casos no fazendo chorar (como é o caso de "A Vida é Bela"). Sem sombra de duvidas, posso dizer que o longa "O Zoológico de Varsóvia" é mais um exemplar que entra claramente dentro destes 99%, mas que infelizmente vai passar por despercebido por grande parte do público (pelo simples motivo de sequer ter sido lançado nos cinemas). 

Resultado de imagem para O ZOOLÓGICO DE VARSÓVIA

Inspirado no livro de  Diane Ackerman, a história tem inicio em meados de 1940, onde um casal de proprietários de um Zoológico da cidade de Varsóvia (Jessica Chastain e Johan Heldenbergh) tem grande parte de seus animais confiscados pelos Nazistas durante a segunda guerra, mas por milagre, eles conseguem esconder no seu estabelecimento alguns Judeus, que viviam pelas redondezas e que fugiam do exercito de Hitler.

Resultado de imagem para The Zookeeper's Wife

Ao principio, a diretora Niki Caro ("Terra Fria") fez o que qualquer diretor de uma produção do gênero faria de inicio: nos apresenta os personagens, nos faz se familiarizar com o comportamento deles mediante aos animais, pra depois partir pro próximo ato que entra a parte dos conflitos da guerra. Quem tem sensibilidade ao extremo, claramente que em algum ponto neste momento vira a cair em lagrimas, mas nada muito escandalizador. Sim, se não fosse o carisma do casal central, boa parte deste longa não conseguiria se sustentar só pelo roteiro e pela milionésima vez a presença de Daniel Bruhn ("Bastardos Inglórios") como um general Nazista (até quando vamos ver ele preso neste papel, que já ta ficando bastante genérico e cansativo de -lo envolvido?) 

"O Zoológico de Varsóvia" é mais outro mero exemplar de que existem muito mais histórias de sobrevivência de Judeus, do que nós imaginamos, mas que poderia ter sido melhor trabalhada se o enredo caísse sobre outras mãos ao invés da diretora Niki Caro. 

Nota:7,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário