sábado, 27 de fevereiro de 2016

PRESSÁGIOS DE UM CRIME


Afonso Poyart é um diretor que nasceu e cresceu no Brasil, mais precisamente na minha cidade, Santos. Fez um filme em nossas terras, e foi lançado em 2012 batizado de "2 Coelhos". A produção era boa, fugia completamente dos padrões nacionais clichês e foi suficiente para a galera do exterior reconhecer a qualidade de seus trabalhos (enquanto por aqui, o filme basicamente passou em braco). Então sua segunda pelicula foi logo um longa nos Eua, estrelado por ninguém menos que dois grandes nomes de lá: Anthony Hopkins (o eterno Haniball Lecter, de "O Silencio dos Inocentes) e Colin Farell ("O Vingador do Futuro").
O enredo mostra o primeiro como um médium John Clancy, que ficou recluso por dois anos, desde o falecimento de sua filha. Então ele é chamado pela dupla de agentes do FBI, Joe (Jeffrey Dean Morgan, de "Watchmen - O Filme") e Katherine (Abbie Cornish, de "Sem Limites") para ajudar no desvendamento de uma complicada série de assassinatos. Mas a medida que ele vai investigando os crimes, denota que tudo é mais complexo do que eles imaginavam, pois o principal suspeito (Farell) possui as mesmas habilidades de John. 


Não consigo imaginar outro nome no cinema pra dirigir essa história de uma forma tão diferente e envolvente, como Poyart fez. O brasuca não parava a câmera em um segundo do filme sequer, até mesmo em sequencias onde os personagens estavam parados comendo, fazendo o thriller psicológico ficar cada vez mais tenso. Os breves closes que mostravam as visões de John só deixaram a trama mais ainda envolvente e nos prendiam cada vez mais, pois lançava uma sensação de duvida se aquilo mesmo iria acontecer ou até mesmo "que diabos eu to vendo". Hopkins convence no papel do médium, e sua química com a dupla de agentes vividos por Morgan e Cornish, realmente funciona (sendo que com a segunda, é um dos pontos altos do filme). Já Farell aparece mesmo só na metade do filme (porque antes ele aparece brevemente nas visões de John), mas ele também está convincente no papel de vilão.


"Presságios de um Crime" é sem duvidas mais um exemplar de que o cinema nacional possui bons nomes no ramo cinematografia, que quando mesclados com os estadunidenses em doses certas, funciona. O filme é um ótimo suspense psicológico que prende durante toda sua projeção e tende a um dos muitos projetos de Poyart na terra do Tio Sam. RECOMENDO!

Imagens: Reprodução da Internet
Nota: 8,5/10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário