sábado, 6 de fevereiro de 2016

O REGRESSO


Leonardo DiCaprio é um cara que já fez de tudo no cinema por um Oscar. A sua primeira indicação foi em 1994, onde fez o papel do irmão autista de Johnny Depp, em "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador". Depois de uma recomendação do grandioso Robert DeNiro, o famoso diretor Martin Scorsese começou a chama-lo para a maioria de seus filmes, então dai veio as indicações onde viveu o bilionário maluco Howard Hughes em "O Aviador" e o Playboy Jordan Belfort em "O Lobo de Wall Street" (além de parceria render o primeiro Oscar para Scorsese em "Os Infiltrados" e os ótimos "Gangues de Nova York" e "Ilha do Medo"), e no meio destas veio o mercenário Danny Archer de "Diamante de Sangue". Ele chegou a se aventurar em  algumas produções que tendiam a faze-lo ganhar um Oscar, ou pelo menos uma indicação, como seu "maravilhoso" papel protagonista em "J. Edgard" (que só ganhou o premio de "Melhor Filme pra se Perder a Insonia"), o Senhor de escravos porralouca em "Django Livre" (onde ele cortou a mão em uma cena, e continuou atuando normalmente), o ladrão de mentes em "A Origem" e seu mais clássico e conhecido papel do golpista em "Prenda-me Se For Capaz". Analisando todas estas produções, vemos que DiCaprio já trabalhou com outros picões de Hollwood como Steven Spielberg, Clint Eastwood, Quentin Tarantino, Christopher Nolan, Woody Allen e claro o maior pica de todos que é o James Cameron, em "Titanic". Mas nenhum deles sequer lhe ajudou a ganhar seu cobiçado prêmio. Alguns dizem que foi o fato de ele não ter prestigiado o Oscar de 1998, onde o mesmo faturou 11 Oscars (incluindo filme e direção), os mesmos da Academia pegaram uma birra com ele e não lhe deram a estatueta de ouro até então. 

22 anos de passaram e nada de Oscar ainda pro Sr. DiCaprio. Então ele se tocou que pra ganhar o prêmio ele teria que escolher um projeto audacioso, e foi em "O Regresso" que ele notou que poderia ser a chance de redenção com os "velhos da Academia". O responsável pela direção, produção e roteiro da película é ninguém menos que um dos queridos deles, que é o mexicano Alejandro González Iñárritu (que ano passado ganhou os Oscars de Filme, Direção e Roteiro Original, por "Birdman"). Meio obvio que eles ficariam bastantes atentos ao seu novo e audacioso projeto, e bota audacioso nisso. O cara acrescentou um novo estilo ao cinema com "Birdman", com filmagens usando um único take dentre as sequencias. Agora em "O Regresso", a narrativa é baseada no livro de Michael Punke, e inspirada em uma história real que se passa em meados de 1800, onde um grupo de caçadores pilegra por uma floresta em busca de caçar animais, para poder vender suas peles no mercado negro e realizarem trocas com os índios. Eles são liderados por Hugh Glass (DiCaprio), que é o único que conhece o caminho certo para a viagem. Só que no meio desta jornada, ele é atacado por um urso e fica gravemente ferido. Ao denotar a situação seu confidente de viagem, John Fitzgerald (Tom Hardy, de "Mad Max: Estrada da Fúria"), mata seu filho Hawk e enterra Hugh vivo. Ao conseguir sair dali, este decide sair em busca de vingança.



A história parece meio banal lida desta forma, mas pra fazer este filme o mexicano meteu o louco e decidiu levar todo mundo pra uma região com bastante neve no Canada. Só que ele resolveu utilizar as luzes do próprio dia para a produção, ou seja, diariamente havia somente uma hora de filmagem. Como na região dessas filmagens não fica sempre com neve, ao chegar o verão ele arrastou todo mundo pra Argentina pra finalizar esse projeto louco. Por causa desse trabalho todo foram seis meses árduos de filmagens, onde vemos claramente que Iñárritu arrancou a melhor atuação da carreira de Leonardo DiCaprio. Com uma maquiagem que o deixou bastante irreconhecível, ele transpôs em seu personagem as dores, as aflições, os medos, além de ele falar pouco o filme todo e quando fala as vezes é em linguajar indígena (e ainda sem sotaque!), vestir um casaco de pele de urso com quase 50kg, e comer carne bovina crua de verdade (lembrando que o ator é vegetariano), são só algumas coisas que ele fez pra deixar seu Glass o mais real possível. Mas o destaque mesmo vai pra impressionante cena onde ele é atacado pelo urso (que foi feito através de captura de movimentos), pois é uma puta cena bem realizada, onde até as sequelas em seu corpos foram bem realizadas pelos maquiadores. Devo dizer que em menos de cinco minutos de película, já consegui me convencer que sua atuação tava fodastica. Foi então que Iñárritu me lança uma sequencia extremamente realista de uma batalha entre índios e os caçadores, na beira de um rio da floresta, onde não consegui tirar os olhos da porra da tela! Logo ele vai e ao termino da mesma, me apresenta um dos melhores vilões da história do cinema que é vivido por Tom Hardy. O cara se demonstrou um frio sociopata, que não tem piedade alguma nos atos que comete. Seu "parceiro de crimes" vivido pelo Will Pouter (o vilãozinho de "Maze Runner"), também convence no papel do "garoto laranja" da trama.



"O Regresso" é uma verdadeira obra prima (que já entrou pra história do cinema), onde o mestre Alejandro González Iñárritu mostra que o cinema atual ainda tem chances de contar ótimas histórias e que possui condições pra isso. Só que o principal fator que este filme continuara fazendo sucesso e ainda vai ficar marcado na história do cinema é apenas um: Foi o filme que deu finalmente o Oscar pro Leonardo DiCaprio. RECOMENDO!

Indicações ao Oscar: Filme, Direção, Ator - Leonardo DiCaprio,  Ator Coadjuvante - Tom Hardy, Maquiagem e Cabelo, Efeitos Visuais, Edição, Fotografia, Figurino, Edição de Som, Mixagem de Som e Design de Produção.
Ganha: Filme, Direção, Ator - Leonardo DiCaprio, Edição de Som, Mixagem de Som, Design de Produção.

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet


Um comentário:

Caxudo disse...

Assisti hoje, e sim, Alejandro sempre me surpreende. Assisti várias vezes A Inesperada Virtude da Ignorância, e esse vai ser mais um que assistirei novamente. Entrou pra lista de diretores do qual vai ser difícil de me decepcionar. DiCaprio e Hardy fizeram atuações incríveis. Fotografia, maquiagem e trilha sonora ficaram impecáveis. Achei também uma ótima crítica man. :)

Postar um comentário