sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

SPOTLIGHT - SEGREDOS REVELADOS


Gostaria de deixar claro que sou católico praticante, e estou ciente de que a igreja católica é envolta de muitas polêmicas. Principalmente as que envolvem casos de estupros a crianças. No inicio em que começaram esses casos, a igreja os encobria da mídia e transferia os Padres para outras paróquias ao invés de realizar sanções mais graves. Mesmo ocorrendo mais de uma vez, eles continuaram apertando na mesma tecla e os casos só aumentaram. É ai que entra a equipe de jornalistas "Spotlight", do Jornal "The Boston Globe". Compostos por Mike (Mark Ruffalo, o Hulk da Marvel), Sacha (Ranchel McAdams, de "Sherlock Holmes"), Ben (John Slattery, "Homem Formiga"), Marty (Liev Schreiber, "X-Men Origens: Wolverine") liderados por Walter (Michael Keaton, o Batman do Tim Burton), eles acabam se deparando com alguns documentos que comprovam os fatos mencionados sobre a Igreja, em Boston. Logo, eles resolvem investigar a fundo a situação, para produzirem uma enorme matéria acusativa a respeito. Só que a medida que os relatos são descobertos e ouvidos, o grupo começa a questionar sua fé no cristianismo. Por incrível que pareça, isso tudo é verídico e a matéria acabou rendendo o premio Pulitzer ao jornal, e trouxe a tona diversos outros casos de estupros por Padres em diversos cantos no mundo (sendo que alguns deles foram no Brasil e a película ainda chega a citar).


O roteiro da dupla Tom McCarthy (que também assina a direção aqui, e fez recentemente "Trocando Os Pés") e Josh Singer ("O Quinto Poder"), não poupa em momento algum o extremo olhar crítico que os jornalistas tiveram neste seu difícil trabalho. Mas não chega a haver sequencias de insinuações de estupros ou algo do gênero, e eles acabam sendo substituídos apenas por relatos das vitimas. Só que o destaque mesmo está na sequencia onde um Padre, que ao ser acusado por Sacha na porta de sua casa de ter estuprado uma criança no passado, não só concorda com ela, como aparenta extrema frieza ao afirmar isto. Sem duvidas, que esse momento na película garantirá a provável primeira indicação ao Oscar da carreira  de Ranchel McAdams (pois no Globo de Ouro já conseguiu. Lembrando que ela já esteve em um papel parecido em "Intrigas de Estado". Só que aqui, ela ta bem mais a vontade). Outros dois que também tem um forte destaque neste enorme elenco são Mark Ruffalo (que tem uma de suas melhores atuações na carreira) e Michael Keaton, (que assim como McAdams, também esteve em um "filme jornalistico". Só que em "O Jornal") pois enquanto o primeiro focava em descobrir a verdade e punir os responsáveis, o segundo via aquilo como uma ótima oportunidade de ganhar grana e altos cargos em cima daquilo. A interação deles em diversos momentos, consequentemente renderá uma indicação a ambos no Oscar também. Quanto ao restante do elenco, todos estão bons em suas funções. 

McCarthy tinha tudo pra fazer essas sequencias de uma forma monótona e chata. Só que por incrível que pareça, essas são palavras que não definem "Spotlight: Segredos Revelados". Ele optou por demonstrar as diversas descobertas dos atos, aos poucos e intercalando com os momentos em que os jornalistas entrevistavam as vitimas. Mas eu denotei que a crítica a Igreja Católica apresentada por ele aqui, não ta muito impactante, pois senti que ainda faltou algo pra ele colocar ali pra "fechar com chave de ouro" a abordagem. O que talvez não faça o diretor ser indicado ao Oscar pela função, e ser só mesmo por roteiro e filme. Pra quem curte uma produção mais cabeça e com indícios de prêmios, ta ai uma boa pedida.

Nota: 8,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Um comentário:

Unknown disse...

Boa resenha! Definitivamente um dos filmes que vale a pena ver. Eu fiquei surpresa desde que vi o trailer. Considero que um fator que fez deste um grande filme foi a atuação de Michael Keaton, seu talento é impressionante. Em minha opinião é o ator mais completo da sua geração, mas infelizmente não sempre é reconhecido como se deve, como no filme Mc Donalds. Eu acho que ele sempre cuida todos os detalhes e como resultado fez grandes filmes. Spotlight superou as minhas expectativas, realmente o recomendo a todos. Acho que é um filme ideal para descansar do louco ritmo da semana.

Postar um comentário