sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A 5ª ONDA


Depois de os estúdios renderem milhões com adaptações de famosas obras juvenis, como "Divergente", "Jogos Vorazes" e "Crepúsculo", nada como ser mais inteligente e adaptarem a obra de Rick Yancey (que possui mais duas sequencias literárias) "A 5ª Onda", que justamente um livro que mescla as três histórias! Ela aborda uma misteriosa invasão alienígena, onde o planeta sofre seguidas ondas de ataques. A primeira é a queda da energia, a segunda ocorrem enormes tsunamis, a terceira rola uma contaminação que mata geral, e na quarta os alienígenas começam a possuir as pessoas, já na quinta, rola a premissa da trama. A protagonista é a adolescente Cassie (Chloë Grace Moretz, de "Kick-Ass"), que acaba perdendo os pais e o irmão no meio dessas ondas. Logo ela parte na busca daquele. Só que em seu caminho ela acaba esbarrando com Evan (Alex Roe), que obviamente acaba rolando uma paixão entre os dois e o resto do clichê que a película carrega já sabemos. Enquanto isso a sua outra paixão (isso mesmo que você leu, aqui temos mais um triangulo amoroso bem aos moldes de "Jogos Vorazes"!!!), Ben (Nick Robinson, de "Jurassic World") acaba sendo enviado para um campo militar, onde está o irmão de Cassie. Lá ele o ajuda e acaba fazendo amizade com o garoto.


A direção de J Blakeson (que antes havia escrito e dirigido pequenas produções de terror), remete a exatamente "copiar" algumas sequencia das adaptações mencionadas no paragrafo anterior. Logo nos primeiros 10 minutos de filme, já conseguiremos matar exatamente o que vai ocorrer nas próximas cenas. Em certo ponto da narrativa, notamos que estamos vendo "dois filmes em um", sendo eles "Divergente" e "Ender's Game - Jogo do Exterminador". A dinâmica e ações tomadas pelos personagens são bastante similares que chega a se tornar engraçado em alguns momentos. As ações que demonstram as três primeiras ondas, são demonstradas de forma tão rápida, que só deixa um gosto psicótico de "quero mais"


A protagonista possui uma ótima interpretação de Chloë Grace Moretz, só que ela não possui uma química convincente com Roe e o romance deles chega a ser algo clichê e banal, onde há direitos aos "clássicos" momentos do homem cortando lenha e tomando banho no rio, enquanto seu interesse apenas o observa. Já Liev Schreiber ("Spotlight - Segredos Revelados"), convence no papel de general. Já Maria Bello ("Sem Saída"), tem uma participação pequena em um papel que se assemelha bastante com a Effie de "Jogos Vorazes" (que é vivida por Elizabeth Banks). 

Mesmo com algumas breves boas sacadas, "A 5ª Onda" poderia ser o primeiro puta filme de ação/ficção/fantasia, de 2016. Mas infelizmente devido a enorme criatividade de seus envolvidos, a película acabou se tornando regular e clichê. Provavelmente esta série de livros, morrerá nos cinemas por aqui...

Nota: 4,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário