quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

OPERAÇÕES ESPECIAIS


Que ambos "Tropa de Elite" foram enorme sucesso no cinema nacional, disso não podemos discordar (mas infelizmente ta perdendo forças para "Os Dez Mandamentos"). Pegando carona nesse estilo, e nas constantes questões do feminismo que ta rolando em todos os vínculos, lançaram esse "Operações Especiais". A trama conta a história da atendente de um Hotel, Francis (Cléo Pires), que após presenciar um assalto no local, acaba se deparando mais tarde com um anuncio a respeito de um concurso para a Policia Civil. Ao ser aprovada, ela denota que nada é aquilo que ela pensou e diariamente enfrenta diversos preconceitos por ser a única mulher do batalhão, além claro das "tipicas" milicias e a violência das favelas do Rio de Janeiro. A trama é basicamente isso, e nada mais.

A principio, ela poderia ter funcionado se o carisma de Cléo funcionasse perante as situações datadas na película. Ela não consegue transparecer expressão em momento algum, seja na sequencia inicial ou até mesmo quando ela acaba descobrindo alguma coisa que muda os rumos da história. Outro erro que tiveram, foi escalar o comediante da "Portas dos Fundos", Antonio Tabet (cujo um dos videos mais famosos no canal é "Sobre a Mesa", cujo link está abaixo) como vilão. Francamente, eu olho pra cara dele nesse filme começo a lembrar das palhaçadas que ele faz, e começo a dar risada (em um papel que era pra ser sério). Mas existem alguns breves atores como Marcos Caruso (o eterno Leléco de "Avenida Brasil"), que vive o delegado da unidade de Francis, e de Thiago Martins, que vive um dos policiais que trabalham com esta e até o último segundo desconfiamos de qual lado ele realmente está.


Já em outros quesitos, vemos que a produção se baseou bastante em várias técnicas de filmagem, na qual o cinema nacional ainda não havia apresentado ainda (seja a câmera tremendo em momentos de tensão, ou até mesmo o estilo "dark" em algumas breves sequencias). Além do simples fato de que a trama em certo momento queria virar um verdadeiro "True Detective", onde Pires até tenta se inspirar no estilo de Ranchel McAdams na série e principalmente de "Tropa de Elite". Mas obviamente que ela não consegue e os fãs da série no Brasil, obviamente não só notarão, como também zoarão com esse fato. É por isso que se deve ao máximo evitar esse filme que vem sido apresentado como "uma produção Netflix no Brasil", pois com certeza existem produções muito melhores no catalogo desta.

NOTA: 2,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet


Vídeo "Sobre a Mesa", mencionado na crítica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário