segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O PESO DO PASSADO

O Peso do Passado : Poster

Em menos de dois minutos de projeção de "O Peso do Passado" demorei pra acreditar que aquela policial, que estava ali encarando a câmera desde então, com uma aparência bastante desgastada e envelhecida, se tratava de ninguém menos que a própria Nicole Kidman. Ainda mais por em menos de 24hrs eu acabará de vê-la como coadjuvante em "Amigos Para Sempre" (que ainda está em cartaz), neste ela assume o papel de uma protagonista cuja persona se domina pela deterioração com uma sede enorme de justiça. 

Nicole Kidman in Destroyer (2018)

Aqui ela vive a agente do FBI Enrin, que de forma repentina reativa um caso que estava arquivado há anos. O propósito é que ela esteve envolvida no mesmo, e por conta de um imprevisto este acabou acarretando um incidente, com graves consequências. Então ela sai na busca do verdadeiro cabeça de toda a operação, nem que para isso ela precise enfrentar fantasmas do passado.

Nicole Kidman and Sebastian Stan in Destroyer (2018)

Apesar dessa sinopse habitual de longa de ação B, o longa de Karyn Kusama é um filme de drama policial, onde o foco é na personalidade de Erin, ao invés na própria investigação em si. E isso o roteiro de Phil Hay e Matt Manfredi acerta em fazer essa abordagem. Acompanhamos toda a trajetória dela, intercalando com flashbacks do passado, onde ela demonstrava enorme apreço e paixão por seu colega de trabalho (Sebastian Stan), com o ponto de vista dela através do olhar da câmera ou da própria Kidman. Mediante a isso, a atuação de Kidman faz jus o que lhe é proposto. A degradação da personagem é meramente visível, seja através das expressões e da persona desenvolta pela atriz, que inclusive até mudou a tonalidade da voz. Sim, o Oscar a esnobou lindamente nessa edição (ela merecia uma indicação desta vez, ao contrário da última, com "Lion"). 

Outro acerto deveras é a narrativa proposta por Kusama, onde ela consegue inserir um ploat-twist num narrativa pela qual "já sabemos o desfecho", por conta dos diálogos dentre a protagonista e os coadjuvantes. Tudo isso acaba prendendo a atenção do espectador, por tentar entender o que realmente aconteceu no passado de Erin, e como ela chegou naquela degradação eminente. 

"O Peso do Passado" serve como um dos novos projetos escolhidos a dedos pela própria Nicole Kidman, que a fazem trazer novamente a tona nos holofotes e mostrar que ela continua sendo um dos grandes nomes do cinema. RECOMENDO! 

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário