quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

GREEN BOOK: O GUIA

Green Book - O Guia : Poster

Sempre que ouço falar o nome de Peter Farrelly, me vem a mente longas como "Debi e Lóide" e "Quem Vai Ficar com Mary", pelos quais ele desenvolveu o roteiro, produção e direção com seu irmão Bob, e que são comédias extremamente divertidas, mas de humor escrachado. No dia de são nunca ia imaginar que ele iria adentrar em uma comédia que abordaria temas sérios como racismo nos Eua, e levaria indicações ao Oscar por isso. E esse dia chegou com "Green Book: O Guia", que abocanhou cinco indicações (Filme, Ator Viggo Mortensen, Ator Coadjuvante Mahershala Ali, Roteiro Original e Edição).

Viggo Mortensen and Mahershala Ali in Green Book (2018)

Inspirado em fatos reais, o filme conta a história do segurança Tony (Mortensen), que após perder o emprego opta por uma vida de malandragens pra conseguir uns trocados. Até que ele é convocado pelo respeitado pianista Dr. Don Shirley (Ali) para ser seu chofer em suas apresentações pelos Eua, em meados dos anos 60. 

Viggo Mortensen and Linda Cardellini in Green Book (2018)

Farrelly acerta em cheio ao saber domar a comédia e o drama em seu roteiro com parceira de Brian Hayes Currie e Nick Vallelonga. Mesmo se tratando de um"Road Movie" (filmes em que abordam viagens, e se passam em estradas a maior parte do tempo) nenhuma das emoções são quebradas por momentos inapropriados (algo que acontece muito nesse gênero). Mas como ele é um cineasta saído de comédias escrachadas com facilitações narrativas, ele pecou para o previsível em sua narrativa, pois sempre sabemos quando tais cenas irão ocorrer, independente da situação. Sem dar spoilers, sempre sabemos quando uma sequencia vai apelar pro humor, ou vai abordar pra questão violenta que era o racismo no Sul dos Eua, naquela época (algo que o roteiro acerta em cheio, pois apresenta isso, sem vitimizar os personagens). 

Apesar disso, tanto Mortensen, quanto Ali, possuem uma química extremamente compatível pelas quais acabam arrancando risos e emoções em divergentes momentos. Provavelmente o segundo levará seu segundo Oscar de ator coadjuvante na carreira, pois sua concepção para Shirley está perfeita devido a tamanha naturalidade que ele exerce (seja pra comédia ou drama). Já o primeiro dificilmente levara a estatueta, pois ele possui exatamente a personalidade escrachada já conhecida nos outros longas dos Farrelly (que apela pra ignorância e humor pastelão pra arrancar risos, onde  felizmente dentro desse contexto funciona).  

"Green Book: O Guia" realmente mereceu as indicações ao Oscar, e em tempos onde comédias boas estão extintas, não exito em falar que o Globo de Ouro acertou em lhe dar o prêmio para ele nessa categoria, em sua última cerimonia. Se você procura uma comédia com um conteúdo e que acabe lhe marcando, esse é o filme certo! RECOMENDO! 

Nota: 9.0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário