sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

AMIGOS PARA SEMPRE

Amigos para Sempre : Poster

Existe um meme muito famoso na internet, onde o texto fala "Posso consultar seu trabalho? Tá mais só não copia" e vemos como figura resposta, duas coisas exatamente iguais. É exatamente esse meme que define esse "Amigos Para Sempre", onde na própria divulgação já deixa claro que se trata da "versão americana de 'Intocáveis'". A ligeira impressão é que o roteirista Jon Hartmere e diretor Neil Burger ("Sem Limites"), pegaram o elenco e equipe, colocaram em uma sala, exibiram a versão francesa e falaram "já temos nosso filme! Agora só traduzirmos pra nossa língua e costumes!"

Bryan Cranston and Kevin Hart in The Upside (2017)

Pra quem não conhece a história do longa francês de 2012, ela mostra o ex-presidiário Dell (Kevin Hart), que arruma o inesperado emprego de cuidador do escritor tetraplégico Phillip (Bryan Cranston). Indo a contragosto de sua secretária e governanta (Nicole Kidman), Dell e Phillip mostram que mesmo tendo costumes e índoles diferentes, uma amizade pode nascer. 

Nicole Kidman in The Upside (2017)

Confesso que fica até difícil analisar esse longa, sem não mencionar que ele é EXATAMENTE IGUAL a versão original. Seja na direção de Burger, até mesmo nos arcos impostos pelo roteiro, inclusive nas atuações. Apesar de o trio central estar bem nos papéis (Cranston convence como um tetraplégico, Hart como um malandro extrovertido e Kidman como a secretária corretinha), a sensação de cópia é eminente o tempo todo, e pra quem já assistiu ao original, fica realmente complicado tirar uma conclusão, sem que tudo ali soa como um enorme vazio, sem sentimento algum pra ser demonstrado. Então por um breve momento espaireci que já assisti a versão francesa na minha mente. Foi ai que comecei a realmente gostar do filme! 

Assim como "Nos Olhos da Justiça" (também estrelado por Kidman), "Amigos Para Sempre" é mais uma refilmagem completamente desnecessária desenvolvida por Hollywood, que só comprova o enorme vazio com relação a criatividade da industria e a necessidade dos estadunidenses em mostrar que eles precisam mostrar tudo "na versão deles".

Nota: 6,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário