quarta-feira, 6 de junho de 2018

DARK CRIMES


Inicialmente já vou alertando que esse filme foi o último gravado por Jim Carrey, antes do seu "sumiço" das telonas, em 2014. Lançado apenas em alguns festivais ano passado, "Dark Crimes" é um longa que ficou guardado pelos produtores haviam quase dois anos (já que as filmagens foram em meados de 2014), o que já é um péssimo sinal. Comprado por pequenas produtoras independentes, ele finalmente foi lançado ao público, mas infelizmente se concretiza como o pior filme da carreira de Carrey.

Jim Carrey, Marton Csokas, and Piotr Glowacki in True Crimes (2016)

A começar que mesmo tendo uma pegada de suspense (não, não, esse não chega nem perto de "Número 23"), Carrey em momento algum conseguiu convencer como um investigador fascinado por um caso pelo qual ele acredita que nunca foi encerrado realmente. O mesmo aborda a história verídica de um escritor (Marton Csokas), que escreveu um livro cujo enredo narrou um assassinato bastante familiar com o do caso sem solução. É então que o personagem de Carrey tenta a todo custo provar que o escritor é o assassino.

O que mais me chamou a atenção neste longa, não foi a questão da narrativa, mas sim o estilo pelo qual Carrey estava levando sua interpretação. Tudo bem, que o personagem era um investigador obcecado e um tanto que depressivo, porém não se notava uma expressão que realmente transpusesse isso (o que nos faz crer que ele já estava ciente que pararia de atuar ao terminar este trabalho). Fora que quando era pra se fazer um arco sério e chave, a reação dele era fazer as clássicas caretas, mesmo não combinando nem um pouco com o personagem. 

Jim Carrey, Zbigniew Zamachowski, and Piotr Glowacki in True Crimes (2016)

Por desventura a direção de Alexandros Avranas sequer tem conta do material que ele possui em mãos, e procura apenas focar na obsessão do protagonista, deixando completamente de lado o perfil psicológico dos coadjuvantes vividos por Csokas e Charlotte Gainsbourg (que ainda não saiu de seu papel do longa "Ninfomaníaca"), assim como explorar alguns arcos envoltos a eles. Tudo aqui é desperdiçado de forma infeliz.

A única coisa que espero é que "Dark Crimes" não seja realmente o último trabalho da carreira de Jim Carrey nos cinemas, e que se for aposentar mesmo, que seu próximo longa seja algum trabalho digno de sua brilhante carreira. 

Nota: 1,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário