segunda-feira, 9 de abril de 2018

UM LUGAR SILENCIOSO

Resultado de imagem para um lugar silencioso

O cinema já criou todos os tipos de longas de horrores possíveis. Sempre com sustos previsíveis, tramas batidas, nada mudava, e quando algum fazia sucesso, milhares de sequencias sem sentido viriam nos anos posteriores (vide "Atividade Paranormal" e "Jogos Mortais") pra render dinheiro fácil pros estúdios. Eis que no ano passado, com os lançamentos de "Corra" (que venceu o último Oscar de Roteiro Original, inclusive) e "Fragmentado", o gênero acabou ganhando uma nova repaginada, onde os sustos acabaram retornando envoltos a ótimas tramas. O mais recente longa do ator e agora diretor e roteirista, John Krasinski (da série "The Office"), "Um Lugar Silencioso" entra fácil nessa lista.

Resultado de imagem para um lugar silencioso

O enredo é bem simplório, onde vemos a família Abott tentando sobreviver contra um ataque de monstros que aparecem ao ouvirem quaisquer tipos de som. Para isso, eles permanecem o tempo todo em silencio. Pronto o longa é basicamente isso, e é ai que entra o trabalho de Krasinski, pois o medo não se atrela aos monstros, mas sim pelos barulhos acidentais feitos por eles ou por objetos que lhes entrelaçam. Graças a uma excelente mixagem de som, tudo o que se move em cena é ouvido perfeitamente e até um ranho na escada pode causar sustos no espectador (mas claro, realmente tudo será aproveitado se na sua sessão ninguém ficar falando ou causando, pois ai a sensação de imersão será em vão). Só que por burrice, eles fazem o uso clichê das trilhas sonoras de horror em alguns breves momentos, onde vai tocando uma música e ela para bem quando o susto está para acontecer (e ninguém tem sentimento nenhum por isso). 

Imagem relacionada

Mas e ai, o longa tem como o foco o silencio, e ele tem falas? Bom, eles falam o minimo possível (o que não difere você optar pelas versões dublada ou legendada) e a comunicação se baseia apenas por linguagem de sinais durante quase todo o longa. Um fato interessante, é que a atriz Millicent Simmonds (que interpreta uma das filhas do casal) é realmente surda, o que acabou trazendo ainda mais vivacidade pro longa nesse aspecto, assim como Krasinski e Emily Blunt também serem um casal fora das telas. Esses fatores conseguem trazer mais vivacidade pra trama, o que faz nós espectadores nos importamos com eles.

"Um Lugar Silencioso" foi uma das surpresas mais interessantes pelo qual tive o prazer de conferir nas telonas, e que provavelmente não irei me surpreender se ver o mesmo figurado em algumas categorias no Oscar 2019 (como Roteiro Original, Mixagem de Som, Direção e Filme). Amantes de cinema como eu, lhes informo com toda clareza, que esse filme é OBRIGATÓRIO!

Nota: 9,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário