sábado, 21 de abril de 2018

O PASSAGEIRO

O Passageiro : Poster

Jaume Collet-Serra e Liam Neeson já são velhos parceiros nos cinemas. Digo isso, pois "O Passageiro" é o quarto longa que fazem juntos depois de "Desconhecido", "Sem Escalas" e "Noite Sem Fim". Porém os mais atentos denotarão certa semelhança com o segundo, pois é basicamente a mesma coisa só que ao invés de ser em um avião é dentro de um trem. E sim, poderia muito bem ter sido uma sequencia do citado, ao invés de independente.

Aqui Neeson vive o vendedor de seguros Michael, onde todos os dias segue a mesma rotina de trabalho pegando sempre o mesmo trem. Até que um dia ele acaba sendo demitido de forma inesperada. Ao voltar para casa, se depara com uma mulher misteriosa (Vera Farmiga), que lhe faz uma proposta em que ele ganhará milhões de dólares se encontrar um assassino conhecido apenas como "Brenan", dentro do trem. 

Resultado de imagem para O Passageiro (2018)

Collet-Serra já deixou claro que sabe trabalhar com o suspense no desenvolvimento de seus protagonistas. Logo de inicio a sequencia de abertura ele realiza um trabalho pelo qual denotamos o quão constante é a rotina de Michael. Agora quando o longa já parte pro enredo principal, o diretor acaba prendendo o espectador até com um simples close adentro de uma mera conversa informal. Porém quando se trata em trabalhar os coadjuvantes, é ai que o roteiro do trio Byron Willinger, Philip de Blasi e Ryan Engle, escorrega um pouco. Absolutamente ninguém aquém do protagonista é aprofundado, o que faz como mero chamariz as escalações de nomes de peso como o de Farmiga, Patrick Wilson (sim os mesmos atores que viveram o casal Warren, de "Invocação do Mal") e Sam Neill, serem apenas um "ok".

Mas um erro absurdo é quando o filme chega no seu ato final, onde a narrativa começa a achar que o espectador é "burro", pois ele começa a explicar coisas que já acabamos de ver ou pelas quais já estávamos cientes (fora os clássicos personagens que ficam ilesos, depois de N cenas de ação).

Imagem relacionada

Tirando os meros erros e exageros de longas do gênero, "O Passageiro" é um bom e divertido longa de ação e suspense, pelo qual mostra que o Tiozão Liam Neeson ainda mantém a forma. 

Nota: 7,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário