domingo, 15 de abril de 2018

COM AMOR, SIMON

Com Amor, Simon : Poster

Há menos de três meses, falei aqui a respeito de quanto "Me Chame Pelo Seu Nome" é importante para o cinema LGBT, assim como seu protagonista (Timothée Chalamaet) que foi um dos destaques em festivais e premiações por onde o filme foi mostrado. Não tendo o mesmo embalo ou carga dramática, "Com Amor, Simon", não só resgata o estilo "John Hughes" de sessão da tarde, como também mostra que é sim possível fazer um longa adolescente com um protagonista assumidamente gay.

Resultado de imagem para com amor simon

Logo nos primeiros minutos, protagonista Simon (Nick Robinson de "Jurassic World") narra sua vida e notamos que ele é um adolescente comum,  até que ele revela seu maior segredo é o fato dele ser gay. Tudo isso poderia ter beirado para o lado dramático, mas o diretor Greg Berlanti ("Juntos Pelo Acaso") trata de levar a temática com um modo sarcástico, que faz o espectador se sentir a vontade em acompanhar a jornada do protagonista em seu dia a dia na escola e com sua família e amigos. Mas tudo começa a virar de pernas pro ar, quando Simon começa se relacionar com outro jovem homossexual por email e acaba sendo descoberto por um colega de sala (Logan Miller), que o chantageia para esconder sua homossexualidade. 

Como citado nas primeiras linhas é difícil não entrar dentro da atuação de Robinson. A atuação dele não chega aos pés do mencionado Chalamet, mas consegue transpor os medos, anseios e  tristezas de Simon, perante o fato de ser gay no meio de várias pessoas heteras e o seu desejo de saber quem afinal é o outro garoto que está conversando com ele por email, e nós acabamos embarcando junto dele nessa busca. Provavelmente essa atuação renderá alguns prêmios pequenos (como da MTV) para Robinson. Partindo para o resto do elenco, todos eles estão bem de acordo com o que o roteiro lhes propõe, mas apenas o diretor do colégio vivido por Tony Hale ("Arrested Development") acaba roubando a cena quando aparece rendendo ótimas risadas. 

Imagem relacionada

Só que como nem tudo soa as mil maravilhas, a direção peca bastante em explorar no momento final alguns arcos que forçam um pouco a barra pra tirar algumas lagrimas do espectador (mesmo não sendo necessário, como no recente "Extraordinário"). Fora que conta com algumas músicas melosas bastante fora de hora, aos quais fazem o tópico mencionado no momento perder um pouco a emoção. Assim como o preconceito sofrido por gays terem deixado meio de lado, dando abertura mais pro amadurecimento de Simon em meio a um mundo onde tudo acaba "dando certo".  

"Com Amor, Simon" chegou aos cinemas na hora certa, e sem hipótese de duvidas é o primeiro grande filme LGBT lançado por um estúdio de grande porte (Fox) e que certamente o sucesso deste até o momento, ajudará nos futuros lançamentos de mais longas com a temática para um público diverso, independente da sexualidade.

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário