segunda-feira, 5 de setembro de 2016

NERVE: UM JOGO SEM REGRAS

Nerve - Um Jogo Sem Regras : Poster

Atualmente é comum vermos a infinita geração de pessoas viciada com joguinhos fúteis de celular (vide "Pokemon Go"), onde não importa o que o bendito apresente na tela, o usuário nem se toca do que ta fazendo no mundo real e acaba entrando em confusões no mundo real como quase sendo atropelado, assaltado e etc. E é exatamente essa a crítica que o longa "Nerve: Um Jogo Sem Regras" cumpre ao mostrar pra nova geração, que nem tudo é o que parece, no mundo virtual. 

Resultado de imagem para nerve um jogo sem regras

A trama acompanha a jovem Vee (Emma Roberts, de "Pânico 4") que vive uma vida reclusa em relação as demais amigas, onde uma delas em especifico (Emily Meade) vive se gabando do sucesso pelo qual ela vem conseguindo com o jogo para celulares "Nerve". O objetivo do mesmo é fazer o que ele deseja no mundo real, em troca de uma grande quantia em dinheiro. Com o saco cheio, ela decide embarcar no universo do jogo e acaba tendo um desafio com o estranho Ian (Dave Franco, de "Vizinhos"), onde aos poucos o aplicativo vai fazendo os dois ficarem juntos perante os desafios que são impostos a eles. Só que aos poucos eles acabam tendo de lidar com as consequências do jogo, no mundo real. 

Resultado de imagem para nerve um jogo sem regras, poster

O roteiro de Jessica Sharzer tem como base o livro de Jeanne Ryan, onde a principal crítica ao desenvolvimento e importância da tecnologia nos dias de hoje. A começar que a abertura do longa, mostra uma cena que muito de nós fazemos: deixamos 300 paginas de sites abertas ao mesmo tempo, compartilhamos fotos, conversamos e expressamos nossas opiniões para dezenas de pessoas (como eu inclusive estou fazendo agora). Só que não precisa ser um gênio da computação pra saber que essas informações que estão na rede, podem ser acessadas por qualquer pessoa e ela pode modificar qualquer coisa, seja pra fruto beneficio ou não. Essa crítica o longa realiza com sucesso. Porém ele peca no principal: a química entre Roberts e Franco (a sobrinha de Julia Roberts e o irmão de James Franco). Eles parecem bem rasos e artificiais em alguns momentos, e mediante a narrativa proposta, era pra isso não ocorrer. 

Porém a competente direção da dupla Henry JoostAriel Schulman (que antes comandaram os fracos "Atividade Paranormal 3 e 4"), consegue criar bastante arcos de suspense e ação durante alguns desafios (destaque para a cena da passarela). Só que o estilo por sorte não peca tanto no "romance teen" durante meados da projeção (o que muitos longas recentes tem errado feio, porém sempre acertam na trilha sonora com faixas de sucesso atuais), e as vezes parece uma especie de"Jogos Vorazes" na sociedade atual (onde por sorte não prejudica a narrativa). 

"Nerve: Um Jogo Sem Regras" é mais um longa que serve como reflexão para pensarmos duas vezes antes de publicar ou valorizar algo na sociedade atual que é "modinha". RECOMENDO!

Nota: 8,0/10,0 
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário