quinta-feira, 1 de setembro de 2016

CAFÉ SOCIETY

cafesociety_1

Além da cerimonia do Oscar, todo ano nós cinéfilos temos uma certeza em relação a nossa área: tem um novo longa do Woody Allen na área. Depois de lançar os fracos "Magia ao Luar" e "Homem Irracional", ele parece que respirou fundo e mandou ver na direção em "Café Society". A começar pelo enquadramento onde ele realiza durante a narrativa, começando de longe a câmera vai mostrando todo o ambiente em 360º pelos quais os personagens convivem. Seja no principio da película, onde somos apresentados ao respeitado empresário do ramo do cinema, Phil Stern (Steve Carell, de "A Grande Aposta"), e até mesmo no segundo ato onde conhecemos o tal "Café Society" (que trata-se de um bar, onde membros da alta sociedade de Nova York frequentavam). 

Resultado de imagem para café society

A trama é bem no estilo do padrão de Allen (que é o narrador da trama), onde temos seu alter-ego sendo interpretado mais uma vez o ótimo Jesse Eisenberg (que já exerceu a função antes em "Para Roma Com Amor"), que recorda os bons e velhos tempos onde aquele era protagonista em seus longas. Aqui ele vive o cineasta Bobby, que está tentando iniciar uma carreira em Los Angeles e procura o apoio do seu tio, Phil. Porém ele acaba se apaixonando pela secretária do mesmo (Kristen Stewart, da Bella do "Crepúsculo"). Só que ele não imaginava que ela tem um caso com o seu tio, onde logo acaba gerando um verdadeiro triangulo amoroso entre os três. Honestamente deste arco todo, o que mais me surpreendeu foi o fato de Allen ter conseguido o impossível: MUDAR A EXPRESSÃO DE KRISTEN STEWART! Durante boa parte do tempo, ele colocou diversas sequencias que envolvem enquadramentos na mesma, e ali já era suficiente pra ver que ela realmente consegue ser uma boa atriz (deixando seus tempos de vampiresca, no limbo). Sua química com Eisenberg é ótima (lembrando que eles já estiveram juntos antes em "Férias Frustradas de Verão" e "American Ultra"), e o mesmo rola com Steve Carell. Ao mesmo tempo, ele ainda abordou as histórias do irmão Mafioso de Bobby, Ben (Corey Stoll, de "Homem Formiga"), onde jogando em contexto geral na trama poderia muito bem ter rendido outro longa a parte do apresentado aqui. 

Resultado de imagem para café society

Porém os fãs e publico mais constante do diretor, vai notar claras referencias a longas recentes seus como "Para Roma Com Amor" e "Meia-Noite em Paris". Ele também acertou na questão onde o verdadeiro foco do enredo era mesmo mostrar o glamour naquela época, ao invés de focar no triangulo amoroso habitual de seus longas. Sendo que a participação de Anna Camp ("Histórias Cruzadas"), que vive uma garota de programa "estreante" é sem duvidas a sequencia mais engraçada do longa.

"Café Society" é mais um acerto em anos de Woody Allen (que tava devendo um longa realmente bom, desde "Blue Jasmine"), porém não é na verdade uma comédia mas sim um romance aos moldes dos longas lançados nos anos 60/70. RECOMENDO!

Agradecimento a José Ramos.

Nota: 8,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário