domingo, 15 de maio de 2016

TEM NO NETFLIX: THELMA E LOUISE


Um clássico do cinema, pelo qual ajudou na consagração da carreira do diretor/produtor Ridley Scott, e revelou as grandiosas Susan Sarandon e Geena Davis (que inclusive esta semana foram homenageadas no Festival de Cannes, por este filme). Além de ser um dos primeiros filmes da carreira de Brad Pitt (aqui ele vive um pequeno papel, mas de importância para a narrativa), e venceu o Oscar de roteiro original em 1992. A trama mostra a vida de duas amigas com personalidades distintas, onde Louise (Sarandon) trabalha como garçonete em uma lanchonete e a Thelma (Davis) é uma dona de casa que enfrenta diversas represálias do marido (Christopher McDonald). Cansadas de viver a mesma rotina sempre, as amigas decidem pegar a estrada sem um rumo certo, onde irão curtir ao máximo a vida sem compromisso nenhum.  Só que na primeira parada, um homem tenta estuprar Thelma e ao ver a situação da amiga, Louise da um tiro que o mata na hora. Logo as duas amigas acabam virando foragidas da justiça, e seguem em sua viagem, só que agora cometendo uma série de crimes por onde passam. 


Scott acerta na retratação do que as mulheres passam em péssimas situações do casamento e como uma amizade pode ajudar a fortalecer a imagem dela positivamente. A química entre Sarandon e Davis é fantástica, e até hoje serviu de inspiração para muitos longas que abordam o tema de amizade entre mulheres (até mesmo em um episódio de "Os Simpsons" ocorreu a referencia). Enquanto uma passava por maus bucados e constantes ofensas e agressões do marido,  a outra era literalmente livre, solta e gostava de viver o agora.

Alguns momentos que eu particularmente gosto, são os do detetive vivido por Harvey Keitel com o marido de Thelma. A cada infração cometida pelas amigas na viagem, a feição de assutado que McDonald faz é extremamente hilária (mesmo o filme não sendo de comédia), pois demonstra o quão ciente ele era da capacidade de sua conjunge. 

Atrizes atualmente na primeira foto, e abaixo no filme.

"Thelma e Louise" pode ser definido com um verdadeiro exemplar de película que demonstra que as mulheres podem ser independentes e que o valor de uma amizade é até mesmo mais importante que qualquer conjugue amoroso. RECOMENDO!


Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário