sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA


Em 1977, George Lucas lançou sua "arriscada" (já que a maioria dos estúdios de Hollywood negou a bancar o projeto, por achar ele "idiota" demais. Até que a Fox aceitou) produção "Star Wars", como uma promessa de inovação do gênero Ficção Cientifica. As estrelas principais eram um até então os desconhecidos Harrison Ford, Carrie Fischer e Mark Hamill. Logo que lançada, a película se tornou um extremo sucesso, e rendeu diversas indicações ao Oscar (incluindo Filme e Direção) e uma futura série de filmes, onde o primeiro foi o quarto episódio, e logo em seguida foram lançados o quinto e o sexto. Só que no final da década de 90, Lucas viu que era o hora de certa de começar a produzir os "três primeiros filmes" da série (pois segundo o próprio, isto ocorreu porque na década de 70/80 ainda não haviam recursos suficientes para realizar da forma que ele queria). Muitos fãs da trilogia original odiaram estes, onde a principal abordagem era a origem do vilão Darth Vader, desde quando era o pequeno Anakin Skywalker.  


Em 2012, Lucas vendeu sua empresa LucasFilm para a Disney, que logo decidiu de anunciar a produção de um novo filme da série "Star Wars", onde seguiria com a história posteriormente ao sexto filme. Na hora todo mundo pirou, pois era não só uma decisão arriscada, como também renasceria uma franquia que estava morta há anos. Mas quando a mesma anunciou a volta dos três protagonistas principais, ai a parada começou a ficar séria. E ficou mais ainda, quando escalaram para comandar a trama o diretor J.J. Abrams (que também foi responsável pela reconstrução das franquias "Star Trek" e "Missão Impossível" nos cinemas), e uma coisa já ficou certa: dificilmente a produção seria uma merda. Este já conseguiu o impossível, que foi esconder todos os detalhes do filme até seu lançamento. Ninguém sabia nada a respeito do filme, e quem estava envolvido declarou que tudo era feito de forma extremamente sigilosa (pra se ter uma ideia, o roteiro foi envolto num papel que era impossível copiar). Quando a película finalmente foi solta para a imprensa, agora era oficial: J.J. Abrams é o cara! Ele não só conseguiu renascer das cinzas mais uma franquia adorada do cinema, como também fez um dos melhores filmes do ano!


Como não quero ficar sendo chato soltando spoilers no texto, vou resumir brevemente a história principal do filme. Ela tem inicio com desaparecimento de Luke Skywalker (Hamill), fazendo todo o universo ir atrás dele, principalmente o vilão Kylo Ren (Adam Driver, de "Enquanto Eramos Jovens"), que está causando o caos na galaxia em busca do mapa, onde levará a Luke (que é o único ser que poderá reerguer a força do império Jedi).  Só que um dos seus Stormtroppers (John Boyega) denota que não quer mais servir ao lado negro e decide por conta própria "trocar de lado" e acaba se unindo a jovem Rey (Daisy Ridley), na busca com Luke. Ai os dois acabam esbarrando com ninguém menos que Han Solo (Harrison Ford) e Chewbacca, que os ajudarão a resolver essa treta toda. Pronto só essa breve sinopse é suficiente, pois não irei falar mais nada para não estragar as surpresas na trama (e que são várias). 

Os estrantes Boyega e Ridley conseguem ser um dos pontos fortes da produção, pois eles literalmente entram de cabeça nos personagens e chegam a transformar os "breves" momentos de romance em verdadeiros alívios cômicos (com a ajuda do robozinho BB-8). Já Driver, consegue realizar um trabalho que homenageia e trás de volta os tempos de Darth Vader com estilo. Agora o filme é mesmo do Harrison Ford! Seu Han Solo não é só o maior destaque da produção e literalmente rouba a cena, como também trás de volta o nosso querido estilo do "Indiana Jones". 


O diretor J.J. Abrams tratou de abordar a trama de uma certa forma, onde não precisamos assistir as produções anteriores para apreciar e entender o enredo. O que tratará novos fãs para a franquia com toda certeza (o que ocorreu em "Star Trek"). Tudo aquilo que precisávamos saber sobre os outros filmes, é explicado no decorrer da trama (exatamente como no último "Exterminador do Futuro"). A narrativa imposta pelo diretor é tão divertida e emocionante, que faz o público não sentir os 135 minutos de duração. A única coisa que ele errou feio, foi na utilização do recurso 3D, onde brevemente vemos algum efeito de profundidade ou algo do gênero. Em compensação, os efeitos visuais e a fotografia são evidentemente as melhores de toda a série.

"Star Wars: O Despertar da Força", chegou numa hora em que o cinema estava realmente carente de boas aventuras que traziam de volta todo o glamour e estilo das produções dos anos 80/90 ("Jurassic World", que o diga). RECOMENDO!

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário