segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

PEGANDO FOGO



Filmes gastronômicos costumam sempre ter uma subtrama clichê dramática, onde a comida fica ali somente de "enfeite" dentre os closes, pois o protagonista e os coadjuvantes trabalham em algum restaurante. Ano passado tive o desprazer de assistir a "Chef", um dos piores filmes de 2014. Era tão chato que nem a trilha sonora envolta das produções dos pratos por Jon Favreau ("Homem de Ferro"), salvava a película. Este ano o diretor John Wells ("Álbum de Família"), decidiu embarcar adentro do universo gastronômico e chamou somente nomes de peso para estrelarem "Pegando Fogo". A começar pelo protagonista Adam, que é vivido por um Bradley Cooper que tá cada vez melhor (desde "O Lado Bom da Vida", ele só vem crescendo). Já como coadjuvantes temos sua colega em "Sniper Americano", Sienna Miller, Daniel Brühl ("Bastardos Inglórios"), Omar Sy ("Jurassic World"), e pontas de luxo de Uma Thurman ("Pulp Fiction") e Emma Thompson ("Homens, Mulheres e Filhos").


A trama é bem simples, e mostra a história de redenção do chefe de cozinha Adam (Cooper), que já foi o top de Paris. Só que a vida de festas, sexo, álcool e drogas, o tiraram dos holofotes por dois anos. De volta a ativa, ele aproveita a chance que é dada pelo filho de seu antigo chefe (Bruhl) e tenta reacender a chama do antigo restaurante que trabalhou. Então ele começa a montar a sua própria equipe de cozinheiros, a começar por David (Sam Keeley, "No Coração do Mar", que possui uma sequencia na qual mostra que todos estão no clima de "Star Wars"), que lhe cede uma moradia temporária, seu antigo "rival" Michael (Sy) e a chefe de um restaurante concorrente, Helena (Miller). Mas quando não está exercendo sua paixão, Adam tenta se tornar um ser humano "normal", dentre as consultas com sua psicóloga (Thompson), ou até mesmo quando encontra seus devedores de sua antiga vida.


A película tinha de tudo pra ser extremamente chata e tediosa, mas Wells acabou retratando os pratos e seus o preparos de uma  forma, na qual Cooper acaba virando mais um coadjuvante na história. A medida que a trama vai avançando, denotamos o amadurecimento deste no quesito atuar. Seu caractere parece ser uma pessoa extremamente amigável e tranquila, até alguém realizar alguma besteira dentro de sua cozinha. A sequencia dele brigando com todos os funcionários por causa de um descuido geral, onde podemos dizer o mesmo de Miller (que praticamente acaba roubando a sequencia). Já os outros podemos dizer que também estão claramente a vontade em seus papeis. 

"Pegando Fogo", me pegou de surpresa em vários quesitos se tornou um tipico exemplar, onde não se precisa de efeitos visuais fodasticos para se fazer uma ótimo e divertida película. Mas como todo bom filme gastronômico, provavelmente você vai acabar sentindo muita fome durante a projeção. Um conselho: assista logo após aquele almoço bem farto, pois com certeza, você sairá mais alegre ainda do cinema. RECOMENDO! 

Nota: 9,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário