domingo, 13 de dezembro de 2015

OLHOS DA JUSTIÇA


Em 2010, "O Segredo de Seus Olhos" agradou a critica, o publico e acabou rendendo o Oscar de melhor filme estrangeiro. Cinco anos depois a terra do Tio Sam, sem criatividade nenhuma pra nada, resolve pegar essa película argentina e regrava-la com grandes nomes como Nicole Kidman ("Grace de Monaco"), Julia Roberts ("Album de Família") e Chiwetel Ejiofor ("Perdido em Marte"). Pra função de diretor, chamaram o roteirista Billy Ray, (que vem de sucessos como "Jogos Vorazes" e "Capitão Philips"). Só pra não perder a amizade, chamaram o diretor do original Juan José Campanella, para ser o produtor executivo! Tinha tudo para dar errado, pois estudando e apreciando a arte do cinema aprendi uma coisa: quanto mais nomes famosos e importantes em uma produção, provavelmente ela seja péssima (foi o que ocorreu com o recente "Sob o Mesmo Céu"). Surpreendentemente, eu me enganei: o filme ficou bom! (não ótimo, mas bom).


A trama se entrelaça entre os dias atuais, e há exatos 13 anos, quando a filha da investigadora Jess (Roberts), foi encontrada morta em uma caçamba de lixo. Como a policia "arquivou" o caso, o investigador da seção anti-terrorismos, Ray (Ejifor), que é amigo desta e da vitima, decide investigar por conta própria o verdadeiro culpado pelo crime. Só que ele não imaginava que o chefe do departamento passaria o caso para a procuradora Claire (Kidman), que é seu velho affair na agencia. 
Então a partir dai, a trama vai se intercalando o tempo todo entre o passado e o presente.Neste meio tempo vemos a grande atuação que Roberts faz mais uma vez, onde ela literalmente se entregou para a personagem e não usou maquiagem e emagreceu bastante para interpreta-la (lembrando de que em relação ao original, a sua personagem era do sexo masculino). Além de pelo simples fato, como a trama de passa agora nos Eua, vemos que todos os personagens temem que ocorra um novo 11/09 (o que a produção não exita em esconder durante toda a projeção).


Em relação ao original, sem duvidas que eu preferi a versão argentina estrelada pelo sempre ótimo Ricardo Darin, que fazia jus ao titulo de "O Segredo dos Seus Olhos". Enquanto a versão estadunidense "Olhos da Justiça", virou mais uma tipica produção de vingança e justiça familiar. Mas mesmo assim, ela poderá agradar aos não exigentes e a quem não assistiu ao original.

Nota: 7,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário