terça-feira, 22 de setembro de 2015

EVERESTE


Ao ser lançado em 2000, "Mar em Fúria" se tornou um clássico do cinema catástrofe de alguma forma. A trama era basicamente um grupo de pescadores lutando contra uma onda gigante, que poderia acabar com toda a tripulação. No elenco tínhamos astros como George Clooney ("Onze Homens e um Segredo") e Mark Walhberg ("Ted"), com direção de Wolfgang Petersen ("Poseidon").
Já se passaram 15 anos, e não tivemos um bom exemplar nesse estilo, até agora. "Evereste" segue exatamente a mesma ideia deste. Só que aqui o nosso grupo de "mochileiros" troca o mar, pelas montanhas de neve do Monte Evereste. Liderados pelo montanhista Rob Hall (Jason Clarke, de "O Exterminador do Futuro; Gênesis"), o grupo contia pessoas de diversas personalidades que vão de um carteiro "depressivo" (John Hawkes, de "As Sessões"), uma japonesa (Naoko Mori), um texano metidão (Josh Brolin, de "Sin City: A Dama Fatal"). Todos eles pagaram uma quantia de 75 milhões de dólares, para viver intensamente com a maior segurança possível. No começo vai as mil maravilhas a viagem, e há diversas fotos, piadas, festas e outros afins. Mas quando eles estão perto do topo do Evereste, uma enorme tempestade atinge o local, fazendo todo o grupo correr um enorme risco de vida. Lembrando que tudo isso é baseado em fatos reais!


A direção de Baltasar Kormákur ("Dose Dupla") procura em diversos momentos enaltecer toda a ação que ocorre nas cenas, deixando um tanto de lado os dramas pessoais dos protagonistas, para escanteio. Os personagens de Brolin e Clarke são praticamente os verdeiros protagonistas do filme, apesar de que o carteiro vivido por Hawkes também tem seus cinco minutos de fama. Quanto a Jake Gyllenhaal ("Os Suspeitos"), até agora não sei ao certo o que ele estava fazendo ali no meio do poster. Seu personagem é basicamente um figurante na produção, e seu interprete não precisava de um ator a altura deste. O que não pode-se dizer de Keira Knightley ("Piratas do Caribe"), que vive a esposa de Hall, e basicamente lidera o principal arco dramático da trama. Ao contrário do conjugue de Beck (Brolin), Peach (Robin Wright, da série "House Of Cards"), que aparece tão brevemente.


Tive o privilégio de assistir a "Evereste" em Imax 3D (na sala do Shopping Anália Franco, pelo o qual é um pouco menor do que a do Bourbon), pelo qual foi uma experiencia unica. Os efeitos visuais, a fotografia, o som, tudo está ótimo e me fez entrar de cabeça na história. Mas já deixarei claro aqui, de que este é o tipico filme, pelo o qual se deve conferir na melhor qualidade possível, pois todo o trabalho realizado pela equipe técnica merece ser enaltecido pelo público cinéfilo de carteirinha, como eu. RECOMENDO!

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário