sexta-feira, 19 de junho de 2015

SOB O MESMO CÉU


Cameron Crowe sempre foi um dos meus diretores favoritos. "Jerry Maguire - A Grande Virada" (que rendeu algumas indicações ao Oscar, incluindo ator para Tom Cruise e Melhor Filme em 1997) e "Compramos Um Zoológico", são algumas de suas produções que me cativaram com sua narrativa extremamente comovente e realista. Não podia esquecer de mencionar também o divertido "Quase Famosos", onde o próprio Crowe alegou que se inspirou em suas viagens quando trabalhava como repórter para a revista "Rolling Stone". Em todas essas produções mencionadas, ele trabalhou exatamente nos comportamentos dos seus personagens, em problemas resultantes de reviravoltas inesperadas na vida. Sempre regadas em ótimas trilhas sonoras, que vão de Pink Floyd até Axl Rose. Tendo em mente a qualidade de seus projetos anteriores, fui conferir seu novo filme, "Sob o Mesmo Céu", que conta com nomes de peso no elenco. Só que a história acaba se tornando tão batida e clichê que surpreendentemente não gostei muito do resultado final. 


O protagonista vivido por Bradley Cooper ("Sniper Americano"), é o militar Brian Gilcrest que após ter pisado na bola em campo, é mandado para o Havai para ajudar na administração do envio de um satélite, bancado pelo poderoso Carson Welch (Bill Murray, de "Os Caça-Fantasmas"). Só que ao chegar no local, ele se depara com a ex-namorada Tracy (Ranchel McAdams, de "Sherlock Holmes"), pelo o qual ele simplesmente havia a "abandonado" no passado. Ao mesmo tempo em que começa a se apaixonar pela sua colega militar, Ng (Emma Stone, de "Birdman"). E é basicamente isso que a produção tem como principal plano de fundo, já que infelizmente Crowe desperdiçou a chance de fazer algo diferente neste enredo extremamente clichê. Ele transforma como segundo e terceiro plano, o fato do governo Estadunidense soltar satélites para vigiar o mundo completamente e a relação do atual marido de Tracy, John (John Krasinski, da série "The Office"), pelo o qual não se comunica com falas, mas sim com gestos. Nessas horas, foi extremamente divertido ver que o Crowe acabou criando uma "linguagem de John", com direto a legendas quando ele se comunica com o personagem de Cooper. Em compensação quem também rouba a cena é um Alec Baldwin ("Para Sempre Alice"), que aparece bem pouco no filme, mas que junto com o John, foi quem mais divertiu no filme. Enquanto Bill Murray ta no papel que faz jus a ele, pois é exatamente uma forma 


Já as duas protagonistas, quem ta mais a vontade no papel é Stone. Ela meio que pegou o carisma de sua personagem em "Birdman" e misturou com outras personagens e fez uma constituição legal de sua militar. Agora McAdams ta completamente perdida aqui, pois ela ficou justamente com o papel mais clichê e bobo da história: o da ex desesperada por atenção de seu antigo amor.
"Sob o Mesmo Céu" acabou se tornando mais uma comédia romântica, extremamente bobinha que vai servir para preencher lacunas nas vindouras "Sessões da Tarde" da vida.

Nota: 5,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário