sábado, 26 de julho de 2014

CRÍTICA - PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO


Depois de fazer um inesperado sucesso de público e crítica em 2011, "Planeta dos Macacos: A Origem" mostrou como se iniciou a dominação dos macacos no nosso planeta. Sua sequencia, intitulada "Planeta dos Macacos: O Confronto", foca 15 anos após os acontecimentos em seu antecessor, no qual a terra foi praticamente devastada com a infecção mostrada no desfecho da última película. Nenhum dos atores deste aparecem aqui (há uma rápida referencia ao personagem vivido por James Franco, apenas), e o protagonista agora é Malcom (Jason Clark, de "O Ataque") que junto de sua esposa Ellie (Keri Russell, de "Missão Impossível 3"), e seu filho Alexander (Kodi Smit-McPhee, de "Deixe-Me Entrar"), lutam para sobreviver com os poucos sobreviventes, que estão vivendo em uma espécie de "forte" na cidade de Nova York. Já do lado de fora os macacos construíram suas próprias vidas, pois eles acabaram desenvolvendo quase a mesma inteligencia dos seres humanos. Liderados por César (Andy Serkis, de "O Senhor dos Anéis"),  eles vivem em paz e não pensam em sequer entrar em guerra contra os humanos. Já estes, são liderados por Dreyfus (Gary Oldman, de "Robocop") que só pensa em exterminar todos os macacos, para todos poderem continuar vivendo como era antes. Mas um dia Malcom e sua família decidem investigar mais afundo o comportamento de seus "vizinhos" e descobrem que eles não são o que imaginavam ser.


A medida que vai apresentando o entrosamento dos humanos e macacos, notamos que não seria qualquer ator que conseguiria alcançar a perfeição de Serkis (que mais uma vez, atuou através de captura de movimentos, algo que ele já se tornou especialista). Seu César aparenta em diversos momentos ser tão real, que seu trabalho se torna mais uma vez digno de uma indicação ao Oscar. E não é só ele que brilha com esse papel, já que o vilão dos macacos vivido por Toby Kebbell ("Fúria de Titãs 2") chega a roubar a cena em diversos momentos. Quanto ao protagonista vivido por Jason Clark (que já mostrou ter uma ótima carga dramática em "A Hora Mais Escura" e "O Ataque") consegue ser menos marcante do que o vivido por Franco, mas ele demonstra ser menos canastrão que seu antecessor. Já o personagem de Oldman fica bem apagado nos primeiros atos da produção, ganhando destaque apenas quase no desfecho da mesma.


O diretor Matt Reeves ("Cloverfield: Monstro') consegue aplicar bem o timing dramático de seus protagonistas e realiza boas sequencias de ação que acabam prendendo nossa atenção por completo, apesar do 3D ser completamente descartável. Mas uma pena que o roteiro do trio Mark Bomback ("Wolverine Imortal"), Rick Jaffa e Amanda Silver (esses dois da produção antecessora), tenha beirado ao clichê a partir da metade da película. Mas uma brincadeira que é mostrada e chega a ser curiosa, é o fato de comparem o macaco César com o imperador Julio César, no qual a história de ambos chega a ser um tanto familiar e em certo ponto chega a ser interessante a comparação que a película demonstra entre ambos.

"Planeta dos Macacos: O Confronto" não chega ser melhor, nem pior que seu antecessor, apenas uma produção boa para esse final de férias. Mesmo assim, chega a ter um roteiro bem melhor do que "Transformers: A Era da Extinção".

Nota: 7,0/10,0

Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário