terça-feira, 13 de março de 2018

ANIQUILAÇÃO

Aniquilação : Poster

Mesmo sendo protagonizado pela Oscarizada Natalie Portman, e tendo a direção e roteiro do ótimo Alex Garland ("Ex-Machina") "Aniquilação", acabou tomando o mesmo destino do recente "The Cloverfield Paradox" e teve seus direitos de distribuição vendidos para a plataforma Netflix (com exceção dos Eua, onde a própria Paramount decidiu cuidar do lançamento). Confesso que a principio achei que o estúdio estava ciente do fracasso eminente que o longa teria nos cinemas, e decidiu não perder tanto dinheiro passando a bola para o serviço streaming. Só que ao conferir o longa devo confessar que ele não é ruim como eu imaginava. 

Resultado de imagem para Aniquilação, filme

Baseado no livro de Jeff VanderMeer, a trama mostra a bióloga Lena (Portman), que trabalha como professora em uma Universidade e segue uma vida monótona, desde o sumiço do marido (Oscar Isaac). Quando o mesmo reaparece, ela percebe que existe algo muito estranho por trás de seu comportamento. Após este sofrer um incidente, ela acaba indo parar em uma área ultra-secreta, onde lhe informam que ela deverá se juntar a um grupo de cientistas para ir a "Área X", local no planeta terra em que foi cercado repentinamente por uma cúpula orgânica, batizada de o "Brilho". O propósito acaba não só sendo o óbvio de descobrir o que tem lá, mas sim o que ocorreu com os outros cientistas que foram até o local e nunca mais voltaram.

Resultado de imagem para Aniquilação, filme

O que mais chama a atenção no enredo, é o simples fato de ele conter apenas mulheres como personagens centrais (onde em quaisquer outros longas do gênero, os caracteres são masculinos), mas a construção das mesmas acaba caindo nos esteriótipos do gênero, onde temos a revoltada (Gina Rodriguez), a nerd (Tessa Thompson), a mandona (Jennifer Jason Leight), a medrosa (Tuva Novotny) e a heroína (Portman). Até ai o longa não foge muito dos padrões habituais, só que sabemos que Garland está ciente disto, porque ele procura abster o espectador com alguns diferenciais, que estão inclusos o visual do local (que é enaltecido pela fotografia de Roby Hardy) e a curiosidade constante em sabermos o porque de tudo que está acontecendo. Claro, que chega uma hora que o roteiro acaba apelando um pouco e apelando para tantos arcos, que nós chegamos a nos perder um pouco. Os últimos 30 minutos em especial o longa acaba beirando para uma questão meia complexa e filosófica, pelas quais não da pra se entender exatamente ao pé da letra, sem pensar mais um pouco aquém (como ocorreu com o recente "Mãe!").

"Aniquilação" é uma pedida interessante aos fãs de Natalie Portman, e os que curtem longas regados a tramas que parecem ser simples, mas que acabam sendo complexas além da conta. Se deveria ter sido exibido nas telonas, ao invés das telinhas? Bem, eu diria que compensaria até ser exibido em 3D, por decorrência das sequencias de dentro da cúpula, que acabam sendo um verdadeiro deleite pros olhos.  

Nota: 6,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário