quarta-feira, 7 de março de 2018

A GRANDE JOGADA

A Grande Jogada : Poster

Aaron Sorkin é um roteirista que sempre teve a minha atenção. Premiado com o Oscar de roteiro adaptado de "A Rede Social", ele ainda foi responsável pelos roteiros de "Steve Jobs" (a versão de Danny Boyle) e "O Homem Que Mudou o Jogo". Seus textos sempre contém diversos diálogos pesados, ágeis e reflexivos sobre seus personagens, onde se você não tiver atenção mutua ao longa já perde o fio da meada. Em seu primeiro longa como diretor, "A Grande Jogada", ele também é responsável pela função que o consagrou, ao narrar mais outra história real.

Resultado de imagem para MOLLY'S GAME

A trama é conta a história de Molly Bloom (Jessica Chastain), que sempre teve uma inteligencia notória e depois de sofrer um sério acidente em um campeonato de esqui na infância, teve de procurar novas oportunidades na vida. Ao entrar na fase adulta, ela começou a trabalhar em um escritório de advocacia durante o dia e ao anoitecer auxiliava um grupo de jogatinas de Poker, onde diversos famosos faziam parte. Só que depois de um conflito com o seu chefe, ela acaba resolvendo criar o seu próprio grupo de jogatina. 

Resultado de imagem para MOLLY'S GAME

Assim como em "A Rede Social" o longa é intercalado com fatos do passado em que Molly mostra sua ascensão como controladora dos jogos de Poker, e do presente, onde ela está contando essa história para o seu advogado (Idris Elba), como forma de preparação para o seu julgamento. O principal fator nesta narrativa são os diálogos dentre os dois, onde a todo momento a primeira apresenta uma serenidade, onde o personagem de Elba (assim como o espectador) tenta a todo custo entender o porque daquilo. Mas a principal questão é de que, como se trata de um filme sobre Poker, como eu consigo entender tudo o que se passa, sendo que eu nunca joguei ou sei como esse jogo funciona? É ai que Sorkin mostra sua competência, pois ele deixa a própria narração em off de Chastain explicar o que está acontecendo na mesa, de forma que não chame o espectador de burro. Só por este fator, a indicação ao Oscar de roteiro adaptado ao mesmo já valeu.

"A Grande Jogada" não é só um longa sobre Poker, mas sim sobre uma mulher que tentou driblar o sistema de jogos com sua inteligencia, e que nunca desistiu de correr atrás de conseguir ganhar dinheiro em cima disso. 

Nota: 7,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pelo post, esse é um bom filme. Idris Elba esta impecável tambem no filme A Torre Negra. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno.Ancho que este é umo dos melhores filmes, este ator Idris Elba é bom, porque tem muitos fãs que como eu se sentem atraídos por cada estréia cinematográfica que tem o seu nome exibição. Além, acho que a sua participação neste filme.

Postar um comentário