terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O DESTINO DE UMA NAÇÃO

O Destino de uma Nação : Poster

Hoje em dia é fácil quaisquer pessoas conversarem e dizerem que amam o assunto "politica". Porém não são todas essas que sabem quem foi o Primeiro Ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill e sua importância durante meados dos anos 40/50. Muitos políticos influentes como o próprio Jair Bolsonaro, tem certa influencia no trabalho deste que teve coragem o suficiente para enfrentar a tirania da Alemanha de Hitler, e conseguir salvar milhões de soldados que estavam concentrados na praia de Dunquerque (fato mostrado no longa de Christopher Nolan, "Dunkirk").

Resultado de imagem para o destino de uma nação

A trama de "O Destino de Uma Nação" tem como inicio a época pelo qual Churchill (Gary Oldman) foi eleito primeiro ministro no Reino Unido, em uma época onde a crise politica era eminente e nenhum partidário conseguia realizar absolutamente nada no meio da tirania de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Contrariando vários de seus colegas por ser conservador e ir contra diversas ideologias praticadas por eles, Churchill conseguia se destacar pelos seus discursos, coragem e carinho com a população em uma época difícil para a humanidade.

Resultado de imagem para o destino de uma nação

A direção de Joe Wright ("Desejo e Reparação") procura trabalhar dois lados distintos em sua narrativa: uma voltada mais para o lado politico, que apresenta mais detalhadamente a personalidade de Churchill, e outra mais para o público leigo, que não conhece a importância deste e não entende muito sobre politica. Este último fica a cargo da secretaria deste (Lily James, de "Baby Driver"), que transmite não só a situação do povo daquela época (que não sabia basicamente de nada do que estava realmente ocorrendo) mas como as dos citados também. Para não ficar muito monótono, Wright intercala alguns breves momentos com algumas "patadas" que Churchill costumava dar quando caído em contradições (que acabaram virando alivio cômico do longa, em datadas situações). A atuação de Oldman consegue não só ter uma personalidade própria (distinguindo completamente das mostradas em outros longas sobre o assunto), como transpõe exatamente os traços do verdadeiro politico possuía (o que lhe auxilia ainda mais com a enorme maquiagem). Quando ele está junto dos outros políticos - comparações com o quadro nacional, virão de imediato - já são suficientes para vermos o quão ele entrou de cabeça no papel (principalmente quando ele entra em conflito com os liberais).

"O Destino de Uma Nação" não vai conseguir ganhar o Oscar de melhor filme (infelizmente), porém já é óbvio que Gary Oldman finalmente levará o prêmio como ator, e talvez o mesmo aconteça com a equipe de maquiagem (que ultimamente vem premiando e muito filmes com a temática na categoria).  Se você gosta de tramas politicas, e adorou "Dunkirk", só digo uma coisa: RECOMENDO!

Nota: 9,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário