sábado, 20 de janeiro de 2018

A GHOST STORY

Resultado de imagem para A Ghost Story

Ta ai um dos longas mais loucos que assisti em 2017, e que sem hipóteses merece ser abordado. "A Ghost Story" mostra a história de um casal (Rooney Mara e Casey Affleck), onde o segundo vem a falecer em um acidente automobilismo. Logo após a viúva vê-lo no necrotério, ele vaga pela casa onde viviam em forma de um fantasma coberto por um lençol que o cobria no leito.        

Resultado de imagem para A Ghost Story

Pros amantes de filmes de terror e afins, já vou logo deixando claro que o longa é um DRAMA, e pesado. Porque digo neste termo? Pois o diretor e roteirista David Lowery ("Meu Amigo Dragão") procura focar exatamente no lado triste da perda, que é o silencio e o desespero interno nas horas de solidão. Por isso espere por uma trama embasada apenas com gestos em 90% das cenas, e só entrelaçado com falas se necessário, ou seja, depende apenas das expressões de seus atores pra se segurar, e devo dizer que Mara realmente se sai muito bem (porque Affleck ta em 90% das suas cenas coberto por um lençol). Algumas sequencias ficam se segurando de forma natural durante um bom tempo (como por exemplo uma cena em que ta comendo uma torta), pra poder partir pra sua consequência (tudo acaba soando de forma muito natural, ao invés de genérica). Porém inesperadamente o filme acertou perfeitamente em não cair na mesmice, ou seja, tudo aqui tanta levar pro banal mas o desfecho acaba sendo original. Detre outras palavras: acontecem várias coisas durante a narrativa, pelas quais sequer imaginamos que iria acontecer (não vou mencionar, pra não entrar em spoilers). 

Imagem relacionada

Agora outro ponto que vale o destaque é o tipo de fotografia explorado por Andrew Droz Palermo, que remete a um tom bem acinzentado, englobado com um frame de 1:33, remetendo ao mesmo formato das fotografias antigas dos anos 60/70. Tudo isso entrelaçado remete bem a sensação de saudade que a protagonista sente por seu marido, de forma simbólica. 

"A Ghost Story" é obrigatório pra quem curte cinema, e gosta de acompanhar estilos diferenciados de narrativa em meio a crise do mais do mesmo que presenciamos constantemente no cinema.

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário