sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A FESTA DA SALSICHA



Animações geralmente são um dos principais gêneros que sofrem preconceito por maioria do publico adulto. Porém existem algumas que são especialmente feita para eles, como é o caso de "South Park". Há alguns anos não se via nas telonas algum exemplar como esse "A Festa da Salsicha", onde o politicamente incorreto é o que te tem principal predominância no enredo. A começar que logo de cara no cartaz principal, temos uma salsicha e um pão em um formato cujo duplo sentido é claro. Já na película, piadas recheadas de duplas intenções e palavrões é o que mais predomina. Só que o principal foco mesmo no roteiro do trio Seth Rogen, Evan Goldberg e Jonah Hill, é a clara sátira a produções da Pixar (onde "Toy Story" e "Divertida Mente" são os principais alvos).

Resultado de imagem para festa da salsicha

A trama se inicia com os alimentos felizes da vida no Supermercado, esperando para que os Deuses (pretexto para nós, seres humanos) um dia escolham eles e os levem para fora de lá. Barry é uma salsicha tímida e medrosa, que divide o saco com outras que são exatamente o oposto. como Frank que ta completamente interessado em entrar dentro de um pão, chamado Brenda (isso mesmo que você leu!!). Só que depois que uma compra da errado, Frank e Brenda são despejados do carrinho de compras os que o fazem decidir voltar para as prateleiras. Porém eles não imaginavam que o universo do Supermercado é bem maior do que eles pensavam. Enquanto isso Barry acaba descobrindo a triste e dura realidade sobre eles: que na verdade todos são cozinhados e ingeridos pelos seres humanos. 

Resultado de imagem para festa da salsicha

O roteiro já deixa claro no primeiro momento que as piadas e o enredo realmente não são pra crianças. A começar que temos o Donut judeu e o Pão Sírio, que suas discussões na maioria das vezes, cercam ambas as religiões (algo costumeiro nos outros longas dos roteiristas). Porém isso é o menos politicamente incorreto que rola no longa, onde há uma porrada de palavrões, linguagem obscenas e nos 20 minutos finais ocorrem outras coisas as quais qualquer pessoa que assistir a animação ficara completamente surpreso (não falarei nada para não dar spoilers) com tamanha "liberdade" que eles sentiam que tiveram no loga. Porém algumas piadas ficam se repetindo ao decorrer do longa (como a questão do formato da bisnaga e sua relação com a salsicha), que poderiam muito bem serem trocadas por outras piadas mais bem elaboradas.

Quanto a dublagem na versão brasileira, mesmo sendo adaptada pela equipe do "Porta dos Fundos", já vou avisando que eles NÃO DUBLARAM os protagonistas, mas acabaram sim os coadjuvantes da animação. Fora isso foi até que um bom trabalho e soou estar ao pé da letra (apesar de no final, aproveitarem pra fazerem propaganda do canal deles). Ainda pretendo ver a versão legendada quando possível, pra tirar uma conclusão mais precisa a respeito.

Em um ano onde "Deadpool" serviu pra quebrar os padrões dos longas de heróis, "A Festa da Salsicha" serviu pra quebrar o padrão das animações tradicionais (que ultimamente são voltadas mais para crianças, quando não se trata da Disney/Pixar). Se você curte "South Park" com certeza essa é sua animação, agora se você acha muito ruim e desrespeitosa a animação, evite este longa ao máximo.

Nota: 7,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário