segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CIDADES DE PAPEL


Ano passado nesta mesma época, comentei aqui sobre o excelente "A Culpa é das Estrelas". Graças ao estrondoso sucesso deste, a Fox comprou os direitos de vários livros de seu escritor, John Green (que aparentemente segue o mesmo caminho de Nicolas Sparks (apesar deste possuir livros mais voltados ao público feminino e serem mais depressivos em seus desfechos)). Neste ano, foi lançado o segundo dessa frota, que é "Cidades de Papel". Graças ao excelente trabalho da equipe que produz trailers e material para propaganda de filmes, quem desconhece da história e não leu o livro (eu li antes mesmo de conferir a produção nas telonas), pensa que é mais um romance aos moldes de sua obra anterior. Errado, pois o que menos se denota aqui entre os personagens é este sentimento em si. A história trata-se e muito bem sobre a relação de amizade entre todos eles.

A mesma trata-se de Quentin (Nat Wolff, que esteve em "A Culpa é das Estrelas"), que sempre teve uma amizade desde pequeno com sua vizinha Margo (a modelo Cara Delevingne). Só que após verem um cadáver perto do local onde costumavam a brincar, a reação diferente que ambos demonstraram no momento, acabou distanciando os dois de alguma forma. Já que esta decidiu sair para investigar o paradeiro do desconhecido, enquanto aquele ficou dormindo com medo de algo de ruim lhes acontecesse. Então os anos vão passando, e eles se distanciando, mas Quentin nunca deixou de observar a rotina da sua amiga pela janela do seu quarto (meio coisa de psico isso, mas enfim era evidente que o cara tava apaixonado). Mas uma noite Margo aparece em sua janela, para ambos saírem com o carro dele e se vingarem de algumas pessoas durante toda a madrugada. Tudo rola as mil maravilhas, até que no dia seguinte ela não vai a escola e ele descobre que a garota foi dada como desaparecida. Tentado a descobrir as pistas que ela deixou em diferentes lugares, para descobrir o seu paradeiro, ele chama os dois amigos chupetas dele, que são o Radar (Justice Smith), que namora e paga de certinho na frente de todo mundo, e Ben (Austin Abrams), que paga de pegador e só pensa em mulher e sexo e na verdade não pega nem gripe. No meio do caminho, eles também se aproximam da melhor amiga de Margo, Lacey (Halston Sage, de "Vizinhos"). Logo ambos embarcarão em uma aventura a lá "Sessão da Tarde", cujo desfecho acabará sendo bastante surpreendente para os padrões atuais.



O diretor Jake Schreier procura em todos momentos do filme, dar um foco maior para as relações de amizade entre esses personagens ao invés dos momentos românticos (que chegam a serem bem breves quando ocorrem). Sua trama com base no roteiro da dupla Scott Neustadter e Michael H. Weber (que foram responsáveis pela adaptação de "A Culpa é das Estrelas"), conseguiu transformar a produção em uma divertida trama que ressalva e muito os estilos clássicos de filmes da 'Sessão da Tarde" (estilo que nem todos consegue alcançar com exito atualmente).

A química entre Wolff, Smith e Abrams chega ser o verdadeiro ponto alto da produção (principalmente quando eles usam a música tema do Pokemon, pra "vencer" o medo de escuro deles), pois a morena que ta estampando o poster aparece somente em poucos momentos da projeção, dando espaço mais para Sage, que ta num papel que não exigia muito da atriz e ela tava bem até (destaque para a conversa em que ela tem com o protagonista, em um banheiro durante uma festa). Mas o pouco que a estreante Delevigne realizou aqui, já deu pra notar que ela conseguiu transpor a verdadeira personalidade da Margo que está nos livros (não vou ficar falando muito sobre a relação dela e Wolff, pois eu vou estragar algumas coisas que rolam no filme).

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário