quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CRÍTICA - O LADO BOM DA VIDA

Há cerca de cinco anos atrás me recordo de ir ao cinema assistir ao filme "Sim Senhor" com Jim Carrey, e no filme, na época alguns só conheciam somente a atriz que fazia sua namorada no filme, a estrela do seriado da Fox "New Girl" (que no Brasil não faz muito sucesso) Zooey Deschanel. E no papel de seu melhor amigo, estava um ator que 6 meses depois deste faria uma das comédias mais rentáveis de todos os tempos "se beber não case!"(no qual rendeu outras duas sequencias). Seu nome é Bradley Cooper.
    
No filme em sua melhor atuação na carreira, ele faz o papel de Pat, um escritor que sofreu de um surto após de pegar sua mulher no chuveiro com outro, e consequentemente fica 4 anos em uma clinica, sempre sendo otimista a cada dia que passava. Quando sai volta para casa de seus pais (o sempre ótimo Robert De Niro, repetindo sua parceria do excelente "sem limites" e Jacki Weaver). Um dia em suas caminhadas encontra um velho amigo que o convida para um jantar, no qual conhece Tiffany(Jennifer Lawrence de "jogos vorazes", também indicada), cunhada de seu amigo, recém viúva, que sofre, de digamos, os mesmos problemas mentais de Pat... Enfim o resto vocês já devem saber, mero "clichê romântico de Hollywood", é ai que ta, ATÉ QUE NÃO! No meio das saídas dos amigos ocorrem varias brigas e discussões entre Pat e os coadjuvantes do filme (destaque para a briga entre ele e seu Pai e dele com Tiffany em seu "jantar" na cafeteria).
        O diretor David O.Russel, no qual dirigiu o excelente "o vencedor"(no qual iria repetir sua parceria com o ator Mark Wahlberg nesse, mas devido a uma briga entre os dois, Bradley o substituiu), que também lhe redeu duas indicações ao Oscar, brilha, pois sabe fazer um ótimo jogo de câmeras nas cenas das discussões, na cena da apresentação de dança (um pequeno detalhe, antes da dança de Pat e Tiffany, um dos casais está dançando uma música em MPB, isso mostra que o Brasil vem ganhando força em Hollywood, um mero exemplo é a Carmen Miranda no recente "caça aos gângsteres").
       
        Após nos últimos anos o Oscar ser entregue para as grandes Merl Streep, Natalie Portman, Catarine Zeta Jones, esse é sem duvidas o ano de Jennifer Lawrence. Descoberta em "o inverno da alma” (papel que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar) e estrela das novas franquias de sucesso "X-men primeira classe" e "Jogos vorazes", a atriz brilha em seu papel, em uma mulher que muda da água pro vinho, repentinamente. Já o veterano Robert De Niro, também brilha, mas tem um forte concorrente que é Tommy Lee Jones, que tem as previsões divididas. No papel do Pai de Pat, ele vive um homem obcecado por apostas de jogos de futebol americano (o que sugere que seu filho tenha herdado seus problemas mentais). Há também a participação do sumido Chris Tucker da franquia "a hora do rush", que rouba a cena quando aparece, como um amigo da clinica de Pat.
        O filme vem levantando um sucesso inesperado no Brasil e por onde passa ganha admiradores. Mas esse tende a ser a "zebrinha" do Oscar desse ano. E se levar outra estatueta além de atriz para Jennifer, levará a de roteiro adaptado (pois é inspirado em um livro escrito por Metthew Quick). Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário