terça-feira, 29 de maio de 2018

HAN SOLO: UMA HISTÓRIA STAR WARS

Resultado de imagem para han solo uma história star wars, poster

Menos de seis meses depois da estreia do último filme da franquia "Star Wars", a Disney resolveu lançar este spin-off, cujo foco é a história de origem do contrabandista Han Solo. Vivido nos longas principais por Harrison Ford, por se tratar de uma versão mais jovem, foi escalado em seu lugar o ator Alden Ehrenreich. Aqui ele possui uma atuação que remete mais uma cópia exata do que vemos de Ford nos clássicos, ao invés de algo original e que desse uma marca do que é o "verdadeiro jovem Han Solo". Seu arco se passa 12 anos antes de "Uma Nova Esperança", e o enredo procura mostrar exatamente como aconteceram alguns arcos envoltos a Solo como quando ele conseguiu a Millennium Falcon, conheceu seu melhor amigo Chewbacca (Joonas Suotamo, que roubou a cena basicamente), aprendeu as malicias de sua vida com seu mentor Beckett (Woody Harrelson) e sua primeira paixão por Qi'ra (Emilia Clarke).

Resultado de imagem para han solo uma história star wars

Não vou entrar em mérito das diversas polemicas envolvendo o longa durante suas filmagens, pois vou acabar desviando por completo o foco da analise. Claro é notório a diferença da troca de diretores (a dupla Phil Lord e Christopher Miller (dos dois "Anjos da Lei"), foi substituída as pressas pelo Oscarizado Ron Howard (da trilogia "O Código Da Vinci")), pois a tonalidade da narrativa muda completamente dentre alguns arcos (alguns estão "alegres e movimentados demais", já outros um tanto que sigilosos em suas tonalidades (quem já assistiu pelo menos algum filme dos diretores mencionados e for atencioso, vai perceber o que estou falando). Com relação as cenas de ação, devo confessar que elas estão mesmo muito bem realizadas, tanto que conseguem prender o espectador (comigo pelo menos, funcionou). Porém quando se trata da abordagem levada pelo roteiro dos irmãos Lawrence e Jonathan Kasdan (que foram responsáveis também pelo texto do Episódio V e VII), vemos o quão preguiçosos eles são ao mostrar seus arcos. A começar que quando não criamos empatia com alguém já sabemos seu desfecho, ou com personagem X que só faltou botar uma seta escrito "POR FAVOR, DESCONFIE DE MIM!" (algo que rola muito na franquia "Jogos Mortais"), e alguns diálogos extremamente genéricos que nos levam a situações mais genéricas ainda. Divergindo e muito de "Rogue One", aqui eles tentam colocar algumas referencias a outros episódios, porém nenhuma chegou aos pés das envolvendo Darth Vader naquele. 

Imagem relacionada

"Han Solo: Uma História Star Wars" sofreu em sua passagem pelos cinemas por diversos fatores, dentre eles a aposta massiva em cima da marca "Star Wars", onde mesmo estreando quase junto ao longa "Vingadores: Guerra Infinita" (que foi o mais esperado da década), só auxiliou pro longa assumir seu fracasso iminente. Infelizmente isso não foi o único fator, pois apesar de gostar do longa (sim, não estou falando de outro "Quarteto Fantástico"), devo confessar que infelizmente não me senti assistindo a um "filme de Star Wars", mas sim um bom longa de ficção e ação nos cinemas.

Obs: Assisti ao longa na versão dublada e em 2D, e devo afirmar que a mesma foi muito bem realizada e aparentemente o recurso tridimensional sequer fez falta. 

Nota: 5,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário